Sete pessoas morreram por falta de oxigênio em Manacapuru

Por Portal do Holanda

16/01/2021 11h19 — em Amazonas

Para garantir a normalização do fornecimento de oxigênio no município, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), ajuizou uma Ação Civil Pública - Divulgação/MPAM

Manaus/AM - Pelo menos sete pessoas morreram no município de Manacapuru, pela falta de oxigênio, entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15), segundo informou a  2ª Promotoria do município.

Conforme a promotora de Justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida, no município há 32 cilindros disponíveis, o que obriga a equipe médica a dividir um cilindro para três pacientes e o restante está sendo suprido através de manobras de reanimação cardiorrespiratória. Porém, as medidas são paliativas (de alívio momentâneo) e, se mantidas, resultarão em mais mortes nas próximas horas”.

A promotora explicou, que a necessidade diária do município é de 200 cilindros ao dia, cada um com 10 metros cúbicos, para a manutenção da vida dos pacientes que se encontram em estado grave.

Para garantir a normalização do fornecimento de oxigênio no município, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), ajuizou uma Ação Civil Pública, além de entrar com uma ação urgente para garantir a vida de pelo menos 52 pessoas que estão internadas com a Covid-19, sendo que 14 estão na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital de Campanha e precisam de oxigênio.

Na ação, o MP pede que a Justiça determine o fornecimento no prazo máximo de 24 horas de 100 cilindros de 10 metros cúbicos de oxigênio medicinal para Manacapuru, o que corresponde à metade da necessidade diária. Além disso, pede que seja fornecido, em 72 horas, mais 150 cilindros. E que, em cinco dias, seja normalizado o fornecimento do insumo ao município.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas