Sete pacientes da FCecon em Manaus são transferidas para cirurgias no RJ

Por Portal do Holanda

22/02/2021 16h58 — em Amazonas

Pacientes testaram negativo para covid-19 - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com o objetivo de agilizar o tratamento e garantir a possibilidade de cura de pacientes com câncer de mama, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vai transferir, nesta terça-feira (23), sete mulheres para realização de cirurgias no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro (RJ).

Antes de viajar, todas as pacientes realizaram testes para Covid-19 na última sexta-feira (19), os quais deram negativo. Nesta segunda-feira (22), os testes foram repetidos, o resultado sairá à tarde, e a expectativa é a confirmação do resultado negativo.

Segundo a responsável pelo serviço de Mastologia da Fundação Cecon, a mastologista Hilka Espírito Santo, na chegada ao aeroporto, no Rio de Janeiro, o grupo fará outro teste para Covid-19, assim como também na admissão no hospital e antes da cirurgia. “O objetivo é evitar a disseminação da nova cepa do vírus”, alertou.

Cirurgias – Um grupo passará por procedimento cirúrgico na quinta e outro na sexta-feira (25 e 26/02), informa a médica mastologista, e, na semana seguinte, as pacientes retornam para realizar as primeiras consultas após as cirurgias. “Esperamos que este seja o último grupo a ser enviado ao Rio de Janeiro, no Inca 3, uma vez que a Fundação Cecon retomou os procedimentos cirúrgicos na semana passada”, disse Hilka Espírito Santo.    

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas