Compartilhe este texto

SES-AM divulga comunicado de risco sobre casos de varíola dos macacos

Por Portal Do Holanda

26/05/2022 20h23 — em
Amazonas


Foto: Liminha Jr / Portal do Holanda

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) emitiram um comunicado de risco, nesta quinta-feira (26), sobre o aumento dos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) no mundo.

De acordo com o documento, até quarta-feira (25), foram notificados 209 casos notificados de Monkeypox em 18 países, sendo confirmados 186 casos: Reino Unido (71), Espanha (41), Portugal (37), Holanda (6), Alemanha (6), Canadá (5), Bélgica (4), Itália (4), França (3), Australia (2), Estados Unidos (2), Israel (1), Dinamarca (1), Suécia (1), Suíça (1) e Áustria (1).

Permanecem em suspeito 23 casos: Canadá (20), Argentina (1), Guiana Francesa (1) e Estados Unidos (1). Não há registro de casos no Brasil.

Recomendações- Os profissionais de saúde devem atender os casos suspeitos ou confirmados para Monkeypox com precauções padrão de contato e de gotícula, o que inclui: higienização das mãos, uso de óculos, máscara cirúrgica, gorro e luvas descartáveis e, se possível, quarto privado. Caso não seja possível, respeitar a distância mínima entre dois leitos que deve ser de um metro.

As precauções devem ser aplicadas a todos os estabelecimentos de saúde, incluindo serviços de pacientes ambulatoriais e hospitalares. Durante a execução de procedimentos que geram aerossóis, os profissionais de saúde devem adotar máscara N95 ou equivalente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas