Serviços ambientais do Amazonas ganham app e inteligência artificial
Manaus/AM - Duas novas ferramentas digitais para modernizar os serviços ambientais no Amazonas foram lançadas, nesta quinta-feira (05), pelo Governador Wilsom Lima. Durante a abertura do Junho Ambiental 2025, foram apresentados o aplicativo Ipaam Digital, voltado para a população, e a inteligência artificial Yva, de uso interno no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
As inovações foram apresentadas durante solenidade na sede do Instituto, em Manaus, no Dia Mundial do Meio Ambiente, como parte da estratégia do Governo do Amazonas para ampliar o acesso aos serviços públicos, com mais agilidade, eficiência e foco na proteção dos recursos naturais da região.
“Não é fácil implantar novos sistemas, novas metodologias e novas maneiras de trabalhar, mas tudo é objetivando avançar e dar celeridade aos atendimentos. É uma virada de chave no nosso governo porque estamos criando a Política Estadual de Governança Digital e Inteligência Artificial, com tudo o que temos aqui, com as tecnologias que estamos colocando à disposição dos servidores e daqueles que procuram o nosso Ipaam”, destacou o governador Wilson Lima.
O Ipaam Digital reúne, em um único ambiente virtual, os principais serviços oferecidos pelo Instituto. A primeira funcionalidade disponível é a emissão automática da Carteira de Pesca Digital, com validade jurídica e autenticação por QR Code. A ferramenta elimina etapas presenciais e burocráticas, garantindo mais acessibilidade a pescadores amadores, esportivos e demais usuários dos serviços do Ipaam.
O aplicativo estará disponível para download gratuito a partir desta sexta-feira (06/06), nas plataformas Android e iOS.
A proposta é garantir que, mesmo em áreas com baixa conectividade, especialmente nos municípios do interior, a população tenha acesso facilitado aos serviços. Em breve, novas funcionalidades serão incorporadas, como canal direto para denúncias ambientais, notificações públicas e um espaço colaborativo com boas práticas ambientais.
ASSUNTOS: Amazonas