Serafim quer adesão ao Consórcio Nordeste para comprar vacina russa Sputnik

Por Portal do Holanda

27/01/2021 14h41 — em Amazonas

Consórcio de Governadores vai comprar vacina Sputnik V, da Rússia - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) cobrou nesta quarta-feira (27) que o governo do Amazonas inicie o diálogo para integrar o consórcio de governadores (Consórcio Nordeste). A associação de governadores foi criada com o objetivo de comprar doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os estados nordestinos.

A ideia do Consórcio Nordeste é garantir 50 milhões de doses do imunizante russo para uso emergencial nos nove estados da região, após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Os laboratórios estão dizendo que não conversam com a iniciativa privada, cabe então aos governadores. Faço essa sugestão a todos os governadores do Norte, os do Nordeste já se organizaram, precisamos conversar com o governador da Bahia, do Piauí, de Pernambuco, com eles que foram tão solidários conosco recebendo os nosso pacientes, para ver como está a aquisição da vacina para acelerarmos o nosso entendimento para participarmos de ações como o Consórcio Nordeste. Tendo a vacina nós temos a estrutura para vacinar”, sugeriu Serafim.

"Precisamos ter a vacina"

“Nós estamos em um momento em que nós precisamos ter a vacina. Nós [Brasil] temos hoje de 10 a 12 milhões de vacinas, mas precisamos de 300 milhões de vacinas para poder imunizar 150 milhões de habitantes. Se nós conseguirmos esse número será muito bom, mas para isso entendo que novos atores têm que entrar na disputa internacional”, avalia o deputado.

Para o parlamentar, a trajetória do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia, com declarações que negavam a gravidade do vírus, chegando ao ponto de usar de ironia com o número de mortos pela doença no País, refletem agora na dificuldade do Brasil em conseguir insumos e fechar acordos para a compra de vacina.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas