Semsa oferece terapia integrativa para pacientes pós-covid

Por Portal do Holanda

10/08/2020 14h39 — em Amazonas

Semsa visa pacientes que tiveram coronavírus - Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Manaus/AM - Pacientes que tiveram covid-19 terão um tratamento diferenciado da Prefeitura de Manaus, com terapia utilizando atendimentos em práticas integrativas e complementares (PICs), para auxiliar na recuperação física e mental. A primeira prática de meditação e técnicas de respiração foi iniciada na Unidade de Saúde da Família Dr. José Rayol dos Santos, na Chapada, na zona Centro-Sul, nesta segunda-feira, 10/8.

As práticas integrativas complementares já eram reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, mas foi em 3 de abril de 2020, pela Lei nº 2.597, sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que as práticas foram regularizadas no município.

Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de atuar para a institucionalização da política municipal de práticas integrativas e complementares, tem trabalhado na qualificação de profissionais e na preparação da rede de saúde para a oferta dos serviços. “Nessa primeira sessão, nós terapeutas pudemos participar como o ponto de partida para esse serviço que só tem a crescer. É um sonho imenso, já tínhamos um trabalho com a tenda holística para divulgar as práticas e agora demos início dentro das unidades como consulta de rotina”, relatou a terapeuta reikiana, Amariades Pinheiro.

As práticas integrativas são tratamentos reconhecidos pelo Ministério da Saúde, que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais.

O método busca prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão, e também como complemento no tratamento de doenças crônicas. “Quem não está doente também pode realizar as práticas integrativas e complementares, mas a princípio vamos atender pessoas que tiveram Covid-19 ou que de alguma forma, pela perda de um ente querido ou devido ao isolamento social, foram afetadas pela pandemia”, comentou Gabriela.

SUS reconhece terapias

Ao todo, existem 29 práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que estão disponíveis, como barra de access, meditação, auriculoterapia, utilização de plantas medicinais, reiki, ioga, terapia comunitária integrativa, acupuntura, entre outros.

Serviços

Além da USF Dr. José Rayol dos Santos, vão dispor desses serviços as USF José Figliuolo, no conjunto Viver Melhor, e Policlínica Ana Barreto, zona Norte, o Centro de Reabilitação Oeste, zona Oeste, e nas USFs Ivone Lima e Silas Santos, zona Leste.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas