Compartilhe este texto

Semsa cobra acompanhamento de saúde do Bolsa Família em Manaus

Por Portal Do Holanda

07/10/2025 15h22 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou um alerta urgente para os beneficiários do Programa Bolsa Família realizarem o acompanhamento obrigatório de saúde. O prazo para a segunda vigência de 2025 segue até dezembro, mas a adesão ainda está muito abaixo da meta.

Até o momento, apenas 36,97% dos beneficiários compareceram às unidades de saúde.

A meta estabelecida pela Semsa é atender 478.713 pessoas nesta vigência (julho a dezembro). Contudo, somente 176.987 acompanhamentos foram registrados até agora, segundo a nutricionista Dandara Guimarães Bezerra, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa.

A preocupação maior é que a maioria das famílias deixe o procedimento para a última hora, causando filas e congestionamento nas unidades.

Quem e o que precisa ser avaliado

O acompanhamento das condicionalidades de saúde pode ser feito a qualquer momento da vigência, em qualquer unidade de saúde, por um profissional de nível superior. Basta o beneficiário informar sobre o cadastro no Bolsa Família.

O público-alvo obrigatório para esta avaliação é:

Crianças de até sete anos incompletos.

Mulheres inscritas no programa, incluindo gestantes.

Durante a consulta, o profissional avalia a atualização vacinal, o crescimento e desenvolvimento das crianças (com registro de peso e altura), e a situação integral de saúde das mulheres. Para as gestantes, é feito o acompanhamento das consultas de pré-natal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas