Sebrae acelera processo para a certificação da Indicação Geográfica do queijo de Autazes

Por Portal do Holanda

24/09/2021 15h06 — em Amazonas

Foto: Divulgação / Queijo de autazes no processo de produção

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está trabalhando em todo o processo para que o queijo artesanal de Autazes seja certificado como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Nesta direção, a analista técnica do Sebrae Amazonas Eliene Freitas, da Unidade de Empreendedorismo do Interior (UEI), está conduzindo as ações para que o mais rápido possível a região seja a mais nova IG do Amazonas.

Com ela, seria a sexta, feito que já existem às do peixe ornamental de Barcelos; da farinha do Uarini; do abacaxi de Novo Remanso; do pirarucu de Mamirauá; e do guaraná de Maués.

O registro de Indicação Geográfica (IG), é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região. Tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

Autazes, como a mais tradicional bacia leiteira do Amazonas, é conhecida pela qualidade dos seus queijos artesanais, dentre eles o queijo coalho. O município tem às condições necessarias para ganhar a tão almejada IG.

Por esse motivo  foi criado um comitê gestor que está trabalhando em todos os itens solicitados pelo INPI, como definir e descrever os produtos e seus padrões a serem protegidos pela IG; definir padrão de qualidade para os insumos, sistemas de produção, embalagens,rotulagem e comercialização; definir procedimentos de análise e auditoria de qualidade de produtos; dentre outros itens técnicos de relevância para obter a sonhada IG.

O Sebrae tem como parceira a empresa Inovattes, especialista em IG, os produtores de leite local e a Prefeitura.

Mercado
Segundo o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, "com a IG toda a cadeia produtiva leiteira ganha e além de melhores preços, o queijo da região vai ampliar o seu raio de consumo no mercado, pela visibilidade nacional que os produtos com IG tem; bem como pelo reconhecimento da qualidade e originalidade regional consagrada por anos de práticas familiares transmitidas por várias gerações".


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas