'O 28 de Agosto vai parar', diz funcionário em vídeo onde relata falta de materiais

Por Portal do Holanda

25/04/2020 19h01 — em Coronavírus

Manaus/AM - Um profissional do hospital de pronto-socorro 28 de Agosto, gravou o vídeo acima, divulgado neste sábado (25). No material ele reclama da falta de materiais e ameaça paralisação.

Confira nota do Hospital:

"

Nota sobre EPIs no HPS 28 de Agosto

A respeito de vídeo divulgado por um técnico de enfermagem do setor de politrauma do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, a direção da unidade informa que tem realizado a entrega regular, conforme a necessidade, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos seus colaboradores.

Somente nos dois últimos dias, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) abasteceu o HPS 28 de Agosto com 8.700 unidades de EPIs, incluindo aventais, máscaras PFF2, máscaras cirúrgicas e viseiras. O hospital também recebeu, na quinta-feira (23/04), 200 máscaras do tipo N95, cuja entrega exige assinatura em protocolo pois o item tem prazo de validade.

Diante disso, a direção do HPS 28 de Agosto nega veementemente as informações relatados no vídeo divulgado pelo funcionário, que tem em seu registro de frequência 10 faltas, além de sete dias de licença médica, somente no mês de abril. No dia 24 de abril, data em que houve a reposição programada das máscaras N95 nos setores, o referido colaborador compareceu ao plantão, mas não fez a retirada do EPI, conforme a lista de assinaturas enviada à direção da unidade.

O Governo do Estado fez aquisição de mais de 4 milhões de máscaras cirúrgicas, 36 milhões de pares de luvas descartáveis, 400 mil aventais impermeáveis , 1,2 milhão de aventais descartáveis, entre outros itens para o combate ao novo coronavírus . Também recebeu várias remessas do Ministério da Saúde, incluindo 292 mil máscaras cirúrgicas e cerca de 415 mil pares de luvas descartáveis. 

Vem recebendo ainda contribuição de diversos parceiros, como o Hospital Albert Einstein que doou 100,5 mil máscaras cirúrgicas e a Universidade do Estado do Amazonas que está produzindo EPIs par os hospitais da capital e interior."


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Coronavírus