São Paulo confirma três casos de Covid por variante surgida em Manaus

Por Portal do Holanda

26/01/2021 18h08 — em Amazonas

Variante do coronavírus - Imagem: iStock

Manaus/AM - Três casos de Covid-19, causados pela variante que surgiu no Amazonas, foram detectados em São Paulo, nesta terça-feira (26), de acordo com informações do jornal Estadão. 

"O vírus foi sequenciado a partir de amostras com resultados positivos de exames processados pelo Centro de Virologia de três pessoas que tiveram covid-19 e passaram por atendimento em serviços da rede pública de saúde em São Paulo, com histórico de viagem ou residência em Manaus", disse a secretaria de saúde em nota. 

Segundo estudos de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Fiocruz Amazonas, a variante chamada de P.1, teria surgido em dezembro e pode ter um 'poder' maior de disseminação.

Análise na Oxford

O ministro Pazuello informou, hoje, que amostras da nova cepa de coronavírus surgida em Manaus foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Universidade de Oxford, na Inglaterra, para análise do potencial de contaminação e letalidade. "É uma cepa diferente. Mandamos todo o material coletado para a Inglaterra para saber o grau de contaminação e a agressividade", disse.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas