Ação judicial pede imunização contra Covid para coveiros em Manaus

Por Portal do Holanda

26/01/2021 18h08 — em Amazonas

Foto: Divulgação / Semcom

Manaus/AM - A Procuradoria Geral do Município de Manaus (PGM), ajuizou na Justiça Federal, após solicitação da prefeitura de Manaus, na noite desta segunda-feira (25), uma ação civil pública contra a União, solicitando a inclusão no grupo de prioridade da vacina, dos agentes de inumação, os chamados coveiros, que estão trabalhando, diuturnamente, nos cemitérios de Manaus, ajudando no sepultamento das vítimas da Covid-19.

De acordo com o procurador-geral do Município, Marco Aurélio de Lima Choy, mesmo com a adoção de todos os protocolos de prevenção, esses profissionais podem acabar se contaminando com o novo coronavírus.

Uma lista com os nomes de 157 agentes de inumação e de profissionais que atuam diretamente em necrotérios foi passada ao Poder Judiciário com a solicitação da inclusão no Plano Nacional de Imunização, feito pelo Ministério da Saúde. A PGE aguarda a concessão de uma medida de urgência.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas