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Saiba como emitir Carteira de Identidade Nacional no Amazonas

Por Portal Do Holanda

18/05/2023 9h20 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/ Ascom

Manaus/AM - A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível no Amazonas. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) alerta a população para a atualização de novas vagas de agendamento para solicitação do documento. A partir de agora, os agendamentos serão disponibilizados no decorrer da semana, conforme abertura de novas vagas.

Todo cidadão poderá solicitar a nova CIN, mas a SSP-AM esclarece que, neste momento, as vagas disponíveis são para aquele cidadão que precisa fazer o primeiro cadastro, ou seja, a 1ª via do documento, ou aquele que tenha sofrido algum sinistro de extravio para demais vias mediante apresentação de boletim de ocorrência.

As vagas no site cinam.ssp.am.gov.br são direcionadas para os 15 Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC).  Para melhor atender à população, o sistema vai oferecer novas vagas de acordo com a disponibilidade de cada PAC, facilitando o processo de agendamento.

De acordo com o diretor da IIACM, perito criminal Mahatma Porto, o sistema será atualizado para gerar vagas diariamente, assim que os PACs forem tendo disponibilidade, o que deve facilitar o processo para o cidadão.

“Nesta fase de implantação do sistema, a Secretaria de Segurança Pública, visando prestar um melhor serviço à população, está reformulando o sistema de agendamento, logo que surjam mais vagas, elas serão disponibilizadas imediatamente para a população ao longo da semana”, disse o diretor.

Agendamento

As vagas serão disponibilizadas por meio de um agendamento a partir do link cinam.ssp.am.gov.br, disponível no site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br).

Documentos exigidos

Para o dia de atendimento, o cidadão deve comparecer ao PAC escolhido e levar os documentos obrigatórios: CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, original ou cópia autenticada em cartório, e comprovante de endereço. Se preferir, o solicitante, também, pode inserir na CIN, outros dados opcionais como o Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Carteira profissional; Registro Militar; Tipo sanguíneo; entre outros, basta levar os documentos originais para a inclusão.

Emissão

Quem já recebeu a CIN elogiou a agilidade no atendimento e o prazo de entrega. O estudante Everton Santos, falou sobre sua experiência no processo de emissão ao comparar com o antigo.

“O processo se tornou mais rápido em comparação a antiga emissão, agora conseguimos agendar e realizar o cadastro pelo próprio site, e ainda podemos acompanhar toda emissão pelo site e o prazo de entrega é entre sete a dez dias”, disse Everton.

(*) Com informações da assessoria


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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