Ribeirinhos devem receber vacina contra raiva após ataques de morcegos no Amazonas

Por Portal do Holanda

05/08/2021 11h48 — em Amazonas

A espécie de morcegos hematófagos se alimenta de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos. Foto: Divulgação/ FVS

Manaus/AM - Após o município de Coari, no Amazonas, registrar 20 casos de ataques por morcegos hematófagos nas últimas semanas, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou que ribeirinhos da cidade devem receber imunização contra raiva.

As informações foram confirmadas nesta quinta-feira (5), pelo chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira.

A espécie de morcegos hematófagos se alimenta de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.

A FVS recebeu o alerta sobre os ataques dos morcegos hematófagos por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e, juntamente com a Semsa/Coari, realizou o planejamento para a captura dos animais e suporte às pessoas que sofreram os ataques.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas