Rede municipal de educação oferece curso de idiomas

Por Portal do Holanda

04/11/2014 16h16 — em Amazonas

Mais de 260 pessoas participam dos cursos livres de Língua Inglesa e Espanhola, por meio do Programa Ampliando o Horizonte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação há cinco anos. As aulas seguem até o dia 28 de novembro. Estão no curso servidores efetivos da rede municipal e seus filhos, com idade igual ou superior a 17 anos. Em dezembro, os cursos terão novas turmas.

As aulas, que fazem parte das atividades do segundo semestre de 2014 do Programa Ampliando Horizonte, começaram no dia 14 de julho e acontecem na segunda e quarta-feira, das 18h30 às 21h, e na terça e quinta-feira, no mesmo horário, na Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério. Cada turma tem duas aulas por semana e uma carga horária de 20h por mês, aproximadamente.

O curso de idiomas propicia o desenvolvimento das habilidades comunicativas da língua espanhola e inglesa, além de proporcionar aos alunos a interpretação e a contextualização de situações do cotidiano e a vivência de experiências de comunicação humana refletindo sobre os costumes estudados. O curso ao total tem três anos de duração. Ao término das atividades, os finalistas que desejarem poderão estudar mais seis meses de conversação.

A coordenadora do Programa Ampliando o Horizonte, Socorro Araújo, ressaltou que os alunos  não aprendem somente outra língua nos cursos. “O programa é uma extensão da formação, que vai além da sala de aula, é um benefício pessoal. Sabemos que vários alunos que fizeram partir deste programa, passaram em provas de proficiência, que entraram em mestrado e que participaram até de intercâmbio na cidade de Santiago, no Chile, recentemente”, enfatizou a coordenadora.

O diferencial deste ano foi a abertura de vagas para filhos de servidores, como explicou a coordenadora do programa, Socorro Araújo.

“Decidimos abrir as vagas para os filhos dos servidores porque entendemos que deveríamos expandir o programa de alguma forma, beneficiando mais pessoas. Com isso, conseguimos valorizar nossos servidores e ao mesmo tempo ampliar o programa no segundo semestre deste ano, diminuindo a margem de desistência do nosso alunado no mesmo período”, destacou a coordenadora.

Diná Arouca, uma das alunas que participou do intercâmbio em outubro deste ano, afirmou que o curso de Língua Espanhola contribuiu para sua boa estadia no Chile.

 “O curso realmente ampliou meu horizonte, me deu a oportunidade de comunicação com outro povo. Devo isso a minha professora e a base que tive aqui”, salientou a aluna. As aulas do segundo semestre encerram-se no dia 28 de novembro.

Próximas turmas

Do dia 15 a 17 de dezembro estarão disponíveis novas para vagas os cursos de línguas Inglesa e Espanhola. São vagas referentes ao 1º semestre de 2015. Os interessados devem apresentar uma cópia do contracheque, uma foto 3x4 e uma cópia do RG. Poderão se inscrever servidores efetivos da Semed e seus filhos, com idade igual ou superior a 17 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo 3632-5210.