Prosamim inspira definição de projetos socioambientais em cidade peruana

Por Portal do Holanda

11/11/2014 16h23 — em Amazonas

Em visita a áreas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, nesta terça-feira, representantes da cidade de Morales, no Peru, avaliaram que o programa vai contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de habitação e socioambientais. A visita, coordenada pela Defesa Civil de Manaus, faz parte do projeto Construindo Cidades Resilientes, promovido pela Organização das Nações Unidas, através do Centro de Excelência para Redução de Riscos e Desastres.

Em reunião na sede da Unidade de Gerenciamento do Prosamim, no Centro, o prefeito de Morales, Edilberto Pezo Carmelo, disse que a visita a Manaus ajudará na construção dos projetos para a melhoria das políticas públicas de habitação na cidade que ele administra,  além de fortalecer  ações de  prevenção a desastres.

“O motivo desta visita é, a partir de um intercâmbio, adquirir experiências sobre métodos de prevenção e evitar possíveis desastres. Decidimos visitar este projeto porque não temos nenhum outro como este no Peru. Creio que é uma boa experiência e em função disto para nós é muito importante simular esta intervenção em nosso espaço territorial”, disse.

O Prosamim foi envolvido em parceria para troca de experiências da Defesa Civil de Manaus  e de Morales, onde também são desenvolvidas ações de reurbanização e minimização das áreas de risco.  O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Mário Anibal da Costa Júnior, destacou que o Prosamim colabora com a politica pública de prevenção a desastres estando alinhado com o objetivo da ONU. “A importância de se ter um projeto como o Prosamim aliado as metas da ONU demonstra que a cidade de Manaus, através de alguns programas sociais como o Prosamim, vem alcançando as politicas internacionais. Então o programa atende perfeitamente as metas e a qualidade de vida que a ONU estabelece para a redução de risco e desastres naturais”, ressaltou.

De 2006 até outubro de 2014 o Prosamim reassentou de áreas de risco, nas zonas sul e oeste de Manaus, 14.242 famílias, que totalizam 71.210 pessoas. O coordenador do Prosamim, Frank Lima, afirmou que o resultado das ações credencia o programa para ser exemplo de intervenção urbana bem sucedida. “As mudanças foram totais, pois as pessoas moravam em palafitas, lugares degradáveis, cheios de lixo e mudou muito. Elas passaram a ter uma cidadania, passaram a ter um endereço onde as obras contribuíram muito para a qualidade de vida destas pessoas”.

Cidades Resilientes - A  “Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando” faz parte da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres, da Organização das Nações Unidas. Ela é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.

O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.