Projeto que cria a Semana de Valorização do Educador tramita na CMM
Tramita na Câmara Municipal de Manaus o Projeto de Lei Nº. 179/2013, de autoria da vereadora Therezinha Ruiz, que cria a “Semana de Valorização do Educador” na rede municipal de ensino, como forma de buscar maior valorização para os mais de 12 mil profissionais que atuam no município.
O PL foi encaminhado à 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da CMM.
Segundo Therezinha Ruiz, o projeto estabelece como data para desempenho das atividades da Semana de Valorização, 15 de outubro, dia que é comemorado o dia do Professor, contendo em sua programação atividades artísticas, cursos, campanhas de divulgação sobre a importância do educador, bem como ações de recapacitação dos profissionais da área.
A parlamentar destaca que, de acordo com o novo Plano Nacional de Educação aprovado pelo Governo Federal em 2010, para vigorar no decênio 2011-2020, algumas medidas precisam ser tomadas para a valorização do educador.
Segundo a vereadora Therezinha, a valorização do profissional de educação vai muito além da melhoria salarial para à classe, e deve ser encarada como uma das prioridades maiores dos poderes constituídos. “Essa valorização deve ultrapassar as barreiras salariais, pode estar também, no respeito dos alunos por seus educadores, em melhores condições de trabalho, segurança, cursos de requalificação dos educadores e respeito pelas autoridades na votação das reivindicações da categoria”, ressalta.
O projeto estabelece ainda que essas atividades sejam organizadas pelos setores de educação, como: a Secretaria Municipal de Educação, além do Sindicato dos Professores, as Associações de Pais e Mestres, os Conselhos Escolares, em conjunto com as unidades educacionais.
Therezinha destaca que uma semana não é suficiente para se concretizar essa valorização, mas contribui para conscientização conjunta da população. “A criação da Semana Municipal de Valoração do Educador vem dedicar ao professor, a valorização, a capacitação e a melhoria nas condições intelectuais e pessoais dos nossos educadores. Embora seja um curto período para darmos atenção a estes mestres, buscamos conscientizar a comunidade no exercício da valorização para com estes profissionais”.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas