Início Amazonas Projeto leva oficinas de sustentabilidade para municípios do Amazonas
Amazonas

Projeto leva oficinas de sustentabilidade para municípios do Amazonas

Projeto leva oficinas de sustentabilidade para municípios do Amazonas
Projeto leva oficinas de sustentabilidade para municípios do Amazonas

Influenciar a transformação local e fortalecer modelos econômicos mais regenerativos. Essas são as diretrizes do projeto “Amazônia Viva”, ancorado pela organização “Economia de Comunhão” com o intuito de promover a interseção entre economia, fé e natureza. Até esta terça (25), a comunidade do Acajatuba – distante a 60 km de Manaus – é palco das Oficinas Amazônia Stock e de Florescimento Humano, ações desenvolvidas pela iniciativa.

Gestora do projeto, Maria Clezia Pinto de Santana (mais conhecida como Dima) pontua que a missão do “Amazônia Viva” é contribuir para o bem viver da sociedade. “Isso porque o que tece a confluência entre Negócios com Propósito (Economia), Comunidades de Fé e Emergências Climáticas é o fio da preservação da vida, em todos os âmbitos”, destaca.

Pós-graduada em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness, Especialista em Negócio Socioambiental Positivo e em Gestão Solidária nas Organizações Sociais e Facilitadora de Processos de Florescimento Humano, Dima explica que o “Amazônia Viva” – que conta com o Sistema B-Brasil na parceria da execução – é estruturado em três alavancas: produção e disseminação de conhecimentos; sensibilização/capacitação; fomento ao empreendedorismo sustentável.

As Oficinas compõem uma das alavancas do projeto, oferecendo qualificação técnica com o programa Amazônia Stock (desenvolvido pela Associação Zagaia de Manaus) e cuidando da pessoa do empreendedor por meio da Semana do Florescimento Humano (sustentada pela empresa AION, que tem Dima como facilitadora, em companhia da psicóloga Fábia Siqueira e do empreendedor e designer Ewerthon Santos).

A gestora do “Amazônia Viva” detalha que o Amazônia Stock (www.amazoniastock.com.br) é um banco de imagens socialmente consciente, dedicado a revelar a verdadeira essência da região. 

“A plataforma reúne fotógrafos locais e talentos do mercado nacional, proporcionando uma visão autêntica e apaixonada da maior floresta tropical do mundo. Acredita-se no poder das imagens para despertar consciência, promover a preservação e mostrar a diversidade cultural e natural da região”, pontua.

Segundo Dima, é muito importante apresentar a alternativa para uma possível geração de renda, assim como desenvolver o processo de florescimento humano (como ocorreu em Manaus entre os dias 17 e 19 de julho, junto com a ação “Mães Empreendedoras”). O município de Benjamin Constant também recebeu as Oficinas Amazônia Stock e de Florescimento Humano entre 07 a 11 de julho, envolvendo 25 jovens das etnias Tikuna e Kokama.

Dima detalha que foi constatada uma imensa fragilidade emocional dos participantes e o foco foi desenvolver pessoas para as relações sociais saudáveis, com mais equilíbrio emocional, resgatando os valores de suas origens. “Nos últimos três anos, a cada 18 dias, um(a) jovem se suicida na comunidade Tikuna e Kokama, diante da falta de perspectiva de vida e da capacidade de sonhar, agravado pelo advento das drogas e do álcool. Portanto, cultivar o ‘solo interior’, cuidar do psicofísico emocional desses jovens foi um desafio, uma pequena conquista. Foi essencial”.

O “Amazônia Viva” é voltado para lideranças das comunidades de fé; representantes de organizações que trabalham com essas comunidades; representantes de organizações que trabalham com negócios de impacto socioambiental positivo; povos e comunidades tradicionais; empreendedores/as de base comunitária.

De acordo com Dima, a iniciativa conta com uma série de ações. “Nossos papos envolvem: informar e qualificar as lideranças para que se tornam aptas a dialogar com suas comunidades; provocar uma mudança de narrativa; demonstrar que existe uma clara interseção entre os três campos (economia, fé, natureza); fortalecer modelos econômicos mais regenerativos, que consideram a sustentabilidade social, cultural, ambiental, econômica e institucional; e contribuir para o bem viver, com dignidade”.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?