Compartilhe este texto

Procon Amazonas notifica lojas por irregularidades no Black Friday

Por Portal Do Holanda

06/12/2016 13h18 — em
Amazonas



Manaus/AM- A Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon Amazonas), divulgou na manhã desta terça-feira, dia 6, o balanço da ação fiscalizadora realizada pelo órgão no período de 17 a 25 de novembro em 10 shoppings de Manaus. A ação teve caráter preventivo e de orientação durante o período da promoção conhecida como Black Friday. No total, foram visitadas 935 lojas, sendo que, deste número, foram encontradas irregularidades em 47 estabelecimentos comerciais.

De acordo com a Secretária Executiva de Estado do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, as maiores infrações constatadas pelas equipes de fiscais do órgão foram em relação à ausência de precificação de produtos que é quando os preços não estão expostos. A dirigente do Procon comentou que esta prática causou surpresa porque foi verificada principalmente em grandes lojas de departamentos.

Outra situação constatada pelos fiscais foi a de lojas que afixavam os dizeres “Black Friday” de forma genérica nas vitrines fazendo com que o consumidor pensasse que todos os produtos da loja estavam na promoção, quando muitas vezes apenas alguns itens faziam parte dela.

As lojas que foram autuadas serão notificadas para apresentarem suas defesas cujo prazo é de até 10 dias a contar da data em que as notificações forem recebidas. Os valores das multas variam entre R$ 200 a R$ 3 milhões. O valor pago pelas lojas varia conforme o contrato social da empresa, infração, reincidência e do que a lei de defesa do consumidor dispõe.

Em relação a compras feitas pela Internet, o Procon Amazonas registrou dois casos de maquiagem de produtos em sites de vendas que também foram autuados.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, black friday, fiscalização, Manaus, Procon Amazonas, Amazonas

+ Amazonas