Preso pela PF, pai de deputado Saulo Vianna deixa prisão em Manaus

Por Portal do Holanda

26/11/2020 8h59 — em Amazonas

Empresário e filho foram alvo da operação deflagrada pela PF. Foto: Reprodução

Manaus/AM - O desembargador federal Olindo Menezes, do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), determinou a soltura do empresário Sérgio Rodrigues Vianna, pai do deputado estadual Saullo Vianna (PTB), nessa quarta-feira (25).

Ele foi preso pela Polícia Federal na Operação Ponto de Parada, deflagrada na última segunda-feira (23), que investiga fraudes na licitação para o serviço de transporte escolar em Presidente Figueiredo, a 128 quilômetros de Manaus.

Na decisão, o desembargador avalia que, caso solto, o empresário não poderá influenciar na colheita de provas pelos investigadores.

“Revela-se genérica, ainda, a afirmação da necessidade de que a medida se imporia como forma de eficiência investigativa, de modo a agrupar, para um mesmo momento e de inopino, o depoimento de pessoas envolvidas nos fatos, na medida em que se produziria depoimentos menos contaminados ou mais estéreis”, acrescentou Menezes.

O magistrado descartou a necessidade de “condução forçada e humilhante dos investigados”, uma vez que alguns investigados já teriam prestado depoimento. Nesse processo, Vianna preferiu permanecer calado. Menezes considera também que houve constrangimento ilegal na prisão do empresário.


+ Amazonas