Presidente da Petrobras defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu nesta segunda-feira (17) a pesquisa e exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. Durante evento em Angra dos Reis (RJ), ela afirmou que a estatal precisa urgentemente repor reservas para cumprir a meta de aumentar a produção até 2030.
Chambriard garantiu que a operação será conduzida com segurança e destacou que o Amapá contará com um "aparato de resposta à emergência" sem precedentes. O presidente Lula, que participou do evento, também reforçou a necessidade de avançar com a pesquisa na Margem Equatorial, região onde está a bacia. "Se nós obtivermos a licença [ambiental], presidente Lula, faremos tudo de forma extremamente segura. Quanto a isso o senhor pode ficar absolutamente tranquilo. Sendo possível a licença, nós teremos no Amapá o melhor aparato de resposta à emergência já visto no mundo", declarou Magda Chambriard.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrou do Ibama a liberação da licença ambiental para iniciar a pesquisa, alegando que o Brasil não pode desperdiçar a oportunidade de explorar a reserva. Ele citou o crescimento econômico da Guiana, impulsionado pela exploração de petróleo na mesma região.
A exploração na Foz do Amazonas enfrenta resistência de ambientalistas e de setores do governo ligados ao Meio Ambiente, incluindo o Ibama, que ainda analisa o pedido da Petrobras.

ASSUNTOS: Amazonas