Prefeitura e Governo fazem mutirão de limpeza na zona Sul

Por

01/07/2014 15h54 — em Amazonas

Uma grande operação de limpeza está sendo realizada no Igarapé da Cachoeirinha, ação da Prefeitura de Manaus em parceria com o Governo do Estado, que envolve 120 agentes de limpeza - 60 pessoas da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos e 60 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus.

O trecho que recebe a limpeza começa na intercessão da Avenida Silves com a Avenida Marques da Silveira, no Bairro da Cachoeirinha e segue por toda a extensão da Avenida Marques da Silveira até a rua Cel. Ferreira de Araújo, no bairro de Petrópolis, totalizando quase 3 quilômetros  de extensão.
Além da limpeza das ruas, calçadas e sarjetas, o trabalho prioriza também a capinação da margem do igarapé e a retirada de lixo das águas com o auxilio de dois botes.

O subsecretário da Semulsp, José Rebouças, disse que o igarapé recebeu um mutirão similar no mês de Janeiro e que agora, com a parceria, o trabalho deve ser finalizado em uma semana. “Com mais de 100 pessoas queremos terminar no final de semana. Contamos também com o suporte das roçadeiras, botes, caçambas e de uma pá carregadeira”, explicou Rebouças. 

Ele destacou que durante a passagem das equipes muitos moradores aproveitam e fazem a limpeza de seus terrenos. “Essa ação tem característica de mutirão, pois vai avançando, limpado ruas, o igarapé e ainda recolhendo o lixo que os moradores retiraram de seus quintais”. 

Morador do local há 40 anos, Charles Benjamim não perdeu tempo e colocou para fora o lixo resultante da limpeza do seu quintal. Para ele o trabalho de limpeza deve continuar com a consciência dos moradores. “Todos têm que ter a consciência de não jogar lixo nas ruas para chegar ao igarapé, senão fica tudo acumulado. É importante colaborarmos com a limpeza e o meio ambiente”, enfatizou.

Desde que iniciou o trabalho já foram retiradas aproximadamente 20 toneladas de lixo dos igarapés, além de móveis velhos e animais mortos.