Praciano: "Tem mensalão em todo lugar!"

Por

15/06/2014 10h29 — em

O bate papo desta semana é com um cearense, economista formado pela UFAM, professor de matemática, já passou pela Prodam e foi diretor industrial numa empresa multinacional local. Morador do Parque Dez há 33 anos, casado com uma psicóloga: “Minha mulher é quem trata das minhas loucuras!”, ele é pai, avô e tem todos os vícios que o ser humano pode ter: “Fumo, mas não trago e essa minha fama de beberrão é só fama mesmo, não tomo cachaça e quando vou ao bar prefiro conversar”. Falou a respeito de Eduardo Braga, Gilberto Mestrinho, Sabino Castelo Branco, Mário Frota e Prefeito Arthur Neto. Ele conta por que continua no PT e comenta que até hoje faz palanque em cima de uma Kombi.  Extrovertido, falastrão e um eterno galã. Conheça um pouco mais a respeito do ex-seminarista Francisco Ednaldo Praciano, o petista que detesta vestir vermelho, mas é Garantido e América de paixão.

Texto: Vivi Cariolano
Fotos: Taiane Sales

“No dia da votação, todo político fica com o seu na mão”

(De cara perguntei se ele fuma, me contou que tem todos os vícios do ser humano). Quais são os seus vícios, você me fala??

Vícios do cidadão comum, um deles - e eu não tenho vaidade alguma, é o de fumar.

Você é fumante há quanto tempo?

Veja bem, fui seminarista, ia ser padre... (a voz dele é que nem de locutor Love & Song, juro pra você). Saí de lá com quase 18, 19 anos e foi então que comecei a fumar.

Por quêeeeee?? AFFF

Empolgação do mundo, coisa de rapaz, eu era um cara bonito!!!

Kkkkkkkkkkkkk que boçal!!!!!

Depois eu vou te mostrar :ppppp

Quem te disse que tu eras bonito, genteeee parece o meu pai, se acha kkkkkk

A história, o documento... você vai ver (ele fez questão de mostrar uma foto dele, após a entrevista, realmente parecia o Richard Gere da Argentina)... Acho interessantíssima essa proibição de fumar, a propaganda é quem te incentiva. E tem essa coisa do artista de cinema, do cowboy.

Ai para de fumar é que é!!

Não consigo, lamento.

Me disseram que você adora beber também?!!

Eu bebo pouco.

Kkkkkkkkkkkkk que mentiraaaaaaaa

Verdade u_u

Quer dizer que você fuma muito e bebe pouco?

Infelizmente eu tenho essa fama de cachaceiro.

Veio da onde essa fama?

Fui 4x vereador, num determinado momento na Câmara, o Sabino me chamou de cachaceiro.

Do nada?

Não, num conflito.

Pqp!!!!

E pegou.., mas o problema é que eu visito os circuitos de bares da cidade.

Conta essa história direito, sabe que Fuleco de bewbo não tem dono Y-Y

Não nãoo, mas eu só visito. Frequento a Lôra da Cidade, o Et, Armando, Bar do Caldeira, Chão de Estrela..

Kkkkkkkkkkkkkkkkk você tá mentindo pra mim

Nãoooooo :ppppp

Visita esses locais todos e não é de beber, ahãm

Eu vou para ouvir boa música, gosto de atabaque, toco carron, sou percussionista, ...quando não faço política eu gosto de conversar em bares. Sou um homem de passar a noite com duas cervejas.

Eu com uma Stella fico tonta

Bebo uma, duas, no máximo três cervejas, rs.

E cachaça?

Não bebo, mas a fama é grande (Aí nos conta um causo interessante envolvendo sua viagem ao Polo Sul e daí um jornalista publicou o seguinte: “Se o Praciano  fica feliz com uma antártica, imagina com o continente!??!!?”e caiu na gargalhada).

Kkkkkkkkkkkkkk

Achei genial a brincadeira dele, mas pode ter certeza que essa minha entrevista aqui com você é só real. (E fez voz de locutor novamente!!!).

Quando você chegou a Manaus?

Cheguei em 1973, vai fazer 41 anos.

Com quantos anos?

Cheguei com 20, 21. Fiz 62 anos, já.  

Desses 62 anos quantos são dedicados à Política?

26 anos, desde 1988. Na minha cidade natal eu já era de uma célula do partido comunista, PCBÃO, na época da clandestinidade. Era escondido de tudo, até da família, por isso tenho essa mania até hoje. Até panfletar era proibido.

Você gosta do proibido????

Gosto. O proibido é bom demais!!!!

Kkkkkkkkkkkkkk gente que sinceridade é essa?

Ran-rân-ram (será que consigo transpor a risada dele, imaginaê, ele ri com canto de boca porque fuma feito uma caipora....!! kkkk).

Que coisas proibidas você faz?

Nhaummm, com cinco minutos você consegue me conhecer, Ran-rân-ram

Por que você ainda está no PT?

Eu nasci petista, PT não é assinar ficha, PT é um comportamento. Quem hoje prioriza, na política, o povo o social e busca políticas mais amplas e possíveis... Quem assume princípios de ética e moral na política e hoje luta contra a corrupção ...

E o que mais?

Em 10 anos demos um grande chute na miséria. Quem é tudo isso que te falei, é independente de ficha, tem a alma de petista.

Quando souberam que eu o entrevistaria pediram pra eu fazer essa pergunta. Nunca vais sair do PT?

Hmmmm. Pergunte dos companheiros qual é o mensalão que eles querem, que lado eles querem que eu fique? Do DEM? Do PSDB de Minas Gerais?

Tem mensalão em tudo quanto é lugar!!!!!!!

Em tudo quanto é partido, infelizmente. Eu acho que há um exagero, isso está se transformando – para muitas pessoas, em ódio para o partido dos trabalhadores como se ele fosse o mais corrupto da história desse país. Isso não existe, é uma conversa que muita gente assimilou com muita razão por causa de algumas mídias grandes que distribuiu isso pelo país. Sou presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e poderia estar fazendo altas críticas ao PT, mas eu sei o que é o partido.

E o que é o partido (PT)?

Controladoria Geral da União, premiada pela ONU como um dos melhores trabalhos de transparência no mundo que é o Portal da Transparência da CGU, somos premiados como um dos países mais transparentes do mundo.

E quem criou mesmo?

O Lula, criação dele. Temos o ENCLA, Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, quem criou? O Lula.

Heita, puxa-saco dele tu U_U

Não, eu o admiro muito.  Só em 2012, me veio esse dado agora, a PF fez 296 operações especiais. Mais do que um por dia útil do ano. E sabe quanto o FHC fez em 08 anos de operações especiais?

Quanto?

Fizeram vin-te (20). Você pode não acreditar, mas o Partido dos Trabalhadores, nesses últimos 10 anos, ele combateu e muito a corrupção.

E não era para combater? *o*

Só que tem um detalhe, o índice de percepção da corrupção: “Pô, tem muita corrupção!!’, dá a entender para muita gente que ela está aumentando quando na verdade nós estamos combatendo.  Quando não se combate ela fica escondida, como estamos combatendo ela está aparecendo, viu a diferença? O índice de percepção aumentou, a corrupção está sendo descoberta. No total foram quase 2mil operações em 10 anos contra 20 do FHC em 08 anos.

O PT não é corrupto?

Há um embate político, nós tínhamos uma Direitona mamando no Estado, em toda a estrutura do Estado, e de repente vem o PT com um cara operário que não sabe nem falar, faltando um dedo na mão. Um analfabeto que transforma rapidamente nosso país em um dos maiores programas sociais da história.

Isso dá voto, eim?

Dá. O  “cabra” tá com fome e vem um e mata a fome dele, claro que dá. (O deputado passa a citar os vários programas sociais do governo federal e dos quais a população passou a ter acesso a partir do governo Lula, cita todos).

Por isso você não sai do PT, essa é tua justificativa?

Uma das justificativas. Me diga para qual partido eu iria por conta de estratégia? Aonde o povo sugere que eu vá? Minha pergunta é essa. Alguns dizem que temos o escândalo da Petrobrás e que temos uma CPI que não está nos mostrando nada. E o escândalo da Alstom (empresa francesa) em São Paulo ?  Moral da história: “É difícil e lamentável dizer que as Instituições que representam o povo são instituições que o povo não gosta”.

Você está realizado nesse caminho que vem traçando?

Olha, eu fui executivo numa fábrica grande aqui, numa das maiores fábricas do Distrito. Quando cheguei do Ceará, em 3,4 anos eu já era executivo da Phillips.

Você é cearense? Meu avô era de Caucaia – que Deus o tenha, Terra do Facão.

Sou daquele caminho lá.

Kkkkkkkkkkkkk

Eu passo por lá quando vou para minha terra (Praciano nasceu em Itapipoca no dia 18 de fevereiro de 1952).

Meu vô matava um num piscar de olhos kkkkkk

E amarrava o outro para matar no dia seguinte, Caucaia é famosa. Ran-rân-ram.

Meu sangue nordestino vem de lá, sou “braba” (papo) :pppp

Quando cheguei de lá eu boiei, como é que diz ...eu mergulhei por vários anos, casei muito cedo.

Sériooo?

Cheguei aqui com 21, com 24 já estava casado.

Continua com a mesma mulher?

Eu sou um herói.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que ridículo

Ran-rân-ram ran-rân-ram ran-rân-ram ran-rân-ram

Ela foi tua primeira da vida ou teve uma outra no Ceará?

Nhaum nhaum, só tive uma mesmo, ran-rân-ram

COMO É QUE ÉEEEEEEEEE??

Eu só tive uma owww Vivi... Ran-rân-ram

Além de fumar feito uma caipora, tem fama de beberrão e vem me dizer que só teve uma mulher???? Tu és político mesmoooooo, mas meeeeeeeente kkkkkkkkk

EU SOU FERROLHÃO (riu que nem criançaaaa)

O que é isso?

Você sabe o que é ferrolhão??

É da família dos parafusos Y_Y

O ferrolho só não tem um buraco???

Ai lá vemmmm, afff

Nheimmm!?!!?

Sim, Praciano ¬¬

Eu fico no mesmo buraco o ano todinho!

AHHHHHHHHHHHHHHHH KKKKKKKKKK (homens!!)

Ran-rân-ram Ran-rân-ram Ran-rân-ram

Agora me fala desse namoro com Eduardo Braga que rolou e depois terminou.. Que zoa foi essa? Você seria o vice dele e não será mais? U_U

Deixa eu te falar.... duas coisas. A primeira é que quando assimilei a política na minha vida, assimilei contra a escola tradicional – que a turma chama- , do Gilberto. E segundo que na democracia tem que ter o sim e o não, ...

Você tende mais ao sim ou ao não?

Tenho tendência a ser do contra. Sou contra a Ordem, se a Ordem tiver direitinha eu fico beliscando para vê se a desmonto. A democracia só existe quando tem isso. Aí que ... essa escola só teve sucesso desde a época do Gilberto, aí vieram os filhos do Gilberto, os netos do Gilberto e por trás disso há uma política muito igual. E eu gosto de romper estruturas (e passa a fazer criticas ao sistema, aos universitários que não lutam mais por seus direitos, pois universidade que não faz política se torna uma bodega. Fala do espírito crítico das pessoas que está sumindo e passa um recado: “Juventude faça política, não vá para universidade só para desfilar” e cita que está na Câmara Federal por conta de suas lutas pelos estudantes e pela Educação, resumindo). Quem teve sucesso foi a outra escola, quem quer fazer política hoje tem que estar com a escola, tem que flexibilizar e eu tenho uma grande dificuldade nesse sentido. Então aceito a decisão do partido. O Braga é aliado do governo federal e nós precisamos de aliados para governar. Eu vou sair do mesmo jeito que sempre saí, sem muitas mudanças, independente de alianças.

Tá “Serto” !!!!

Não “mijei” em nada, não cuspi na pia batismal, não pisei em nenhuma santa. Não me envolvo em escândalos, não joguei pedra na Cruz, tenho o mesmo comportamento e ações. Você sabia que eu tenho medo do povo?

Sério? Que bom assumir isso publicamente.

Tenho. O povo é a minha maior vigilância.

O povo te cobra muito?

Me cobra, eu tenho voto de opinião. Eu nunca comprei um voto em eleição. Não tem um cidadão nessa terra que pode dizer que já recebeu uma cerveja ou um dinheiro para votar em mim.

Qual seu maior recorde de votos?

170 mil votos, fui o mais votado do Estado. E na anterior fui o mais votado em Manaus com 136mil, na antepassada fui o vereador mais votado.

Será que por isso o Sabino tem inveja e te chamou de cachaceiro?

Eu nem ligo mais pra ele. A gente tem muito fogos-amigo, a política tem disso.

Já puxaram teu tapete pra você cair de cara no chão?

Na política a gente não escapa disso. Já fui acusado de pegar dinheiro do meu gabinete e investir num banho (sítio) que nunca tive. Sou da época que o PT fazia campanha vendendo feijoada. A gente fazia pedágio, pedia dos carros 1, 2 reais. Fazíamos cotas para manter o partido. Modo grosso, nada de empreiteira, nada de empresários. Fui acusado de extorquir os funcionários do meu gabinete.

E você fez o quê?

Pedi até CPI para investigar, mas não deu em nada. Isso foi uma puxada muito grande porque me doeu.

Você é de chorar ou de bater?

Choro assistindo novela.

QUE FOWFO

Sou aquele cearense “brabo”, mas ao mesmo tempo frouxo em algumas situações.

E na hora de puxar o facão?

Aí sai de perto.

E quando você puxa o facão?

Quando alguém mente, quando me acusam de algo injustamente, ai eu fico “brabo”. Tenho 62 anos, mas puxo uma peixeira se for necessário.

Você é de qual signo?

Sou de aquário, dizem que tem um coração deeeeeste tamanho, é manteiga derretida, se eu der um tapa num “caboco” agora em cinco minutos já to pedindo perdão.

Owmmm

Tenho um coração grande.

E quando você fica bêbado?

Eu não fico bêbado. Nunca ninguém me viu bêbado, estou falando pra você  e nem alterado, como é que chama? Nem noiado.

Noiado é coisa de quem curte maconha, você já curtiu?

Nada, curti não. E não tenho preconceito, não.

Nunca usou?

Nhaum.

Nenhum tipo de droga?

Só o cigarro, eu até poderia ter usado, acho normal, é coisa da juventude.

Alto lá.., isso não é normal, não. Y_Y

Quem usou e tal, não se viciou ou quem usou e deixou recentemente. Não tenho nada contra, não.

Nem eu!!!!!!!!

Vivi, não é por frescura, não. Mas eu não usei. Já lhe disse que na sua entrevista é tudo real.

Tnx, Deputado \0/.

Fumo cigarro desde cedo, meu problema é que nem do Fidel Castro, garganta. Faço que nem cachimbo, eu tenho um vício de ficar com cigarro na mão. (Em nosso bate papo ele acendeu uns 5 cigarros e jogava quando estavam pela metade, ele faz pose para fumar, sério, todo galã kkkk)

Você não traga, é?

Não aprendi.

Ai que mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Verdaaaaaaaaaaaade ran-rân-ram

Eu não suporto, tenho rinite alérgicaaa

Eu dou um recado: NÃO FUMEM!!! Apesar de não tragar, a nicotina no meu sangue deve ser pequena, mas é um vício desgraçado que atrapalha os outros, eu tenho vergonha. E nas festas fumo atrás do banheiro, no quintal, me escondo de todo mundo, ran-rân-ram.

Qual seu time?

Eu tenho até vergonha de dizer.

Dixxxx

América – CE, não consigo largar.

E eu que sou Vasco, não tenho vergonha nãooo, oras.

Você é sofredora e eu sofro pela falta de time. Ran-rân-ram.  (Ele comenta que torce para todos os Américas do Brasil, menos de Minas Gerais porque é verde. O motivo ele responde que  os Américas são vermelhos feito o PT, curte Garantido, mas cor de roupa curte azul e solta outra gargalhada. Quando perguntei quem são os maiores adversários de nossa cidade ele cita que são os empresários de ônibus e conta sua luta para abrir a Caixa Preta do Transporte Coletivo).

Que avaliação você faz do Arthur (um beijo prefeito!!) ?

Está estável. Por conta da Copa ele priorizou, focou, muito asfalto na área estrutural da cidade, tem que ampliar isso. Nossa cidade precisa urgentemente de saneamento, temos 2milhões de habitantes. Em minha opinião, o tratamento de esgoto é zero. Outro adversário da cidade é o trânsito. Nossa cidade está indo para o caos, 7h da manhã é impossível transitar com carro. (Ele passa a citar o que poderia ser feito para a melhoria do trânsito de Manaus, metrôs, sistema de BRT, mais marronzinhos/azulzinhos, comenta o exemplo de Curitiba, Porto Alegre e o que fez nesse sentido quando era vereador de Manaus.).

A tua Kombi ainda existe?

Existe, mas já está toda arrebentada, não aguenta mais, está aposentada.

Onde ela está???

Estacionada aqui na calçada, só não a vendi por saudade. Agora uso a Kombi dos companheiros Zé Ricardo e Valdemir, juntos formamos a bancada da Kombi.

Você é graduado em quê?

Sou economista, formado pela Universidade do Amazonas. Uma instituição que orgulhosamente, nesses 08 anos de mandato, eu ajudei bastante. (Deputado comenta das emendas e recursos, de todos os incentivos a algumas instituições locais. Falou de valores, parcerias e quando cita Remo – o esporte, eu entendo Rêmulos... kkkkkkkkkkkk).

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ran-rân-ram Ran-rân-ram Ran-rân-ram

Qual tua expectativa para essas eleições junto à sociedade?

A mesma de todos os anos eleitorais. Quem sofre o resultado dessa política é a sociedade (ele fez uma explanação antes de chegar a esta conclusão). É ela quem deve tomar a iniciativa de mudar.  E como? Gritando, reclamando, indo para as ruas. Brasileiro acha que dinheiro público é do político, mas ele é do povo. Povo precisa saber o orçamento da prefeitura, do governo, em quem votou nas últimas eleições para poder cobrar.

Qual sua mensagem para quem vai ler essa entrevista?

Se o povo não assumir que ele tem poder e que ele é quem manda, pois quem manda não é Vanessa, nem Praciano, nem Braga, nem porra nenhuma, quem manda é a sociedade. Eu digo em cima da Kombi, no dia 05 de outubro, às 07 horas da manhã, nós políticos com o sorriso deste tamanho na cara.

Kkkkkkkkkkkk

Muitas vezes por nervosismo.

Conta maissssss !!!!!!!!!

Rindo pra todo mundo com coo na mão.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aquele sorriso, aquela alegria, falando com todo mundo, mas tu sabes por quê?

EU QUERO MUITO QUE VOCÊ ME DIGA

Nós políticos, a partir de 5 da manhã quando o povo começa a acordar, perdemos todo o nosso poder. Esse poder voltou todinho para a sociedade, para o povo.

“Será que vão me devolver o poder?”.

Simmmmmmmm, isso mesmo, será que vão me dar o poder novamente? O título de eleitor é o poder do povo. A sociedade sabe que para cassar um político a Justiça passa 5, 6 anos, ela precisa lembrar que o título cassa muito mais rápido, o povo cassa os que não prestam. E se ele não usar essa ferramenta não está fazendo absolutamente nada para consertar esse país.

\o/ \o/ I like this!!!!!!!

No dia 05 eu espero que a população não esqueça que o poder está no bolso dela, dentro da carteirinha. Sempre cito um livro, quem me deu foi Mário Frota, chamado Riqueza das Nações, temos sempre de analisar 04 fatores de um país pobre: “Política sem qualidade, Instituições sem Qualidade – que não representam o povo, as famosas empreiteiras no mundo mamam no orçamento do governo para ter lucro – e ao mesmo tempo patrocinam o poder, e o quarto motivo da pobreza? Somos nós, o povo!”. Onde há pobreza existe um povo que não sabe que o dinheiro é público, ele não tem capacidade para se revoltar, ele se acomoda. No dia da votação, todo político fica com o seu coo na mão.

O povo pode mudar a tríplice problemática?

Pode. E deve. O povo é o único que pode derrubar essa tríplice, se ele não mudar volta tudo de novo. Espero que o povo vá para rua ordeiramente no dia 05 de outubro. E faça as mudanças que ele gritou na rua em junho/julho passado.

Que bonito, agora deixa uma mensagem para mim, Deputado.

Vivi, você é simpática, muito bonita.

BRIGADA <3                         

Você rapidamente chama a atenção do entrevistado, qualquer um se entrega a você com suas perguntas.  Eu estava até com medo de me entregar demais.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns, você tratou de todos os assuntos que quis, de forma leve, me senti super à vontade, lhe achei engraçada, mas bastante profissional, eu espero que - e tenho certeza,  que você terá muito sucesso pela frente.

AMÉM \o/

Ranrânram

Beijossss Deputado, obrigada ao Carlos [assessor] e ao Anderson Menezes – querido leitor. Quem quiser enviar sugestões de pauta/entrevistas fique à vontade. Adoro entrevistar pessoas e adentrar no mundo dos políticos, sempre me surpreendo.

Obrigada Senhor. Amo muito <3

A gente se encontra no Fifa Fan Fest nos dias de jogo (Ponta Negra), einn ;**

Beijoooooooooo

Vivi

www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 } [email protected]

+