Policiais salvam menina de 1 ano engasgada no Amazonas

Por Portal do Holanda

04/03/2021 15h14 — em Amazonas

Menina foi salva pelos militares - Foto: Divulgação/PMAM

Manaus/AM - Policiais da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) salvaram uma menina de 1 ano de idade, que estava engasgada, em Humaitá. A ação ocorreu na manhã da terça-feira (02), no bairro Nossa Senhora do Carmo.

Conforme informações do 4º BPM, a equipe realizava patrulhamento pela rua da Olaria, no bairro Nossa Senhora do Carmo, quando foi acionada por uma moradora em desespero, pedindo ajuda e com seu bebê nos braços, desacordado.

Os militares desembarcaram e rapidamente iniciaram os procedimentos de primeiros socorros para reanimar a criança. Durante a ação, a mãe relatou que a filha estaria engasgada com saliva e catarro.

Os militares então aplicaram a manobra de Heimlich, na qual se utilizam as mãos para pressionar o diafragma de uma vítima engasgada, de forma a provocar tosse. No caso da criança, a técnica foi aplicada com extremo cuidado, para que a respiração retornasse.

Os militares também acionaram uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que rapidamente chegou ao local e concluiu os procedimentos, desobstruindo totalmente as vias respiratórias da criança. A menina expeliu secreções e voltou a respirar normalmente.

Os militares ainda prestaram assistência e apoio à criança e à mãe, tranquilizando e conduzindo as duas à unidade hospitalar regional de Humaitá, para os demais protocolos do atendimento médico. Conforme as informações da unidade de saúde, mãe e criança passam bem.
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas