Compartilhe este texto

Polícia dá detalhes sobre trio preso suspeito de poluir Lago Puraquequara

Por Portal Do Holanda

25/05/2024 11h34 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas deu detalhes, neste sábado (25), sobre a prisão de três pessoas envolvidas na poluição do Lago Puraquequara, na zona leste de Manaus, que ocasionou a morte de vários peixes. Os suspeitos foram detidos durante a "Operação Água Pura", com apoio da Polícia Federal e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). 

Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de poluição, armazenamento de produtos perigosos e descumprimento de embargo. Foram apreendidos três caminhões limpa-fossa e 380 litros de diesel irregular. Duas empresas foram embargadas e multadas no valor total de R$ 796 mil.

Peritos da Polícia Federal recolhem material para análise / Foto: DivulgaçãoSegundo a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), as investigações iniciaram após uma denúncia sobre a poluição hídrica e do solo por parte de empresas que lançavam efluentes líquidos não tratados no meio ambiente, o que causou a morte de vários peixes. 

Policiais encontram peixes mortos em lago de Manaus / Foto: Divulgação"Recebemos imagens de vários peixes mortos e a água com coloração diferente. As pessoas que denunciaram apontaram algumas empresas, que são responsáveis pelo tratamento de efluentes líquidos", disse. "Nós mapeamos as empresas, identificamos o local e fomos até lá com a equipe de investigação", explicou a delegada. 

"No momento em que chegamos no local estava havendo uma transferência de uma determinada empresa para a receptora dos efluentes líquidos, e naquele mesmo momento nós identificamos que estava havendo uma irregularidade. Os efluentes líquidos estavam caindo no chão, estava transbordando e não havia tratamento da estação de tratamento dos efluentes, não estava tratando a água, e essa água identificamos que ela estava desaguando no solo".

Centenas de peixes do Lago Puraquequara morreram em decorrência da poluição. Segundo testemunhas, os peixes estavam em avançado estado de decomposição ou sendo consumidos por aves. Entre as espécies estavam jaraquis, tamoatás e piabas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas