PM aumenta segurança na temporada de cruzeiros

Por Portal do Holanda

06/11/2014 14h56 — em Amazonas

A temporada de cruzeiros marítimos 2014/2015 na região Amazônica inicia neste mês de Novembro e a Polícia Militar responsável pela segurança pública, executa policiamento especializado com o objetivo de proporcionar sensação de segurança aos turistas que desembarcarem na Capital e cidades turísticas do Interior, patrulhando contra a ação de grupos piratas que atuam nos rios da região, nas áreas portuárias e pontos turísticos visitados.

Segundo o cronograma da Amazonastur, dezoito navios de bandeiras estrangeiras aportarão em Manaus e daqui para o interior, entre os dias 9 de Novembro de 2014 e 2 de Maio de 2015, e a Polícia Militar, por meio dos quatro grandes Comandos da Corporação: Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento do Interior (CPI), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), fará operações com o intuito de resguardar e proteger estes visitantes, com atuação preventiva, proativa, para evitar ocorrências como furtos, roubos, homicídios e estelionatos, entre outras ocorrências que coloquem sob ameaça turistas ou a população local.

Dentro do cronograma estabelecido pelo COM, o policiamento em Manaus obedecerá o processo a pé e motorizado, desde o Centro Comercial aos ícones da cidade como Teatro Amazonas, Igreja da Catedral, Praça da Polícia, Mercado Adolpho Lisboa, área da Manaus Moderna, Praça Tenreiro Aranha, Ponta Negra e outros apelos turísticos, empregando viaturas da Força Tática para acompanhar os ônibus nesses roteiros.

No Interior o CPI desenvolverá planejamento semelhante, patrulhando todos os principais pontos turísticos de cidades como Parintins, Arquipélago de Anavilhanas e demais localidades indicadas pelo órgão de turismo do Governo do Estado.

Ao Comando de Policiamento Especializado cabe empregar policiamento com a utilização da cavalaria e viaturas da Rocam por ocasião da chegada dos Cruzeiros. Já o CPAmb fará policiamento embarcado nos rios, dando ênfase aos itinerários dos Cruzeiros Marítimos quando da chegada, permanência e saída de Manaus, Parintins e Arquipélago de Anavilhanas.

Para facilitar a estadia dos turistas a Polícia Militar disponibiliza os números dos Comandos das Unidades para contato, ou seja, CPM (98842-2853); CPI (98842-2966); CPE (98842- 2143) e CPAmb (98842-1819).