Planejamento da prefeitura mostra resultados positivos na Fan Fest

Por

16/06/2014 14h01 — em Amazonas

Para garantir a segurança do público durante a FIFA Fan FestTM, a Prefeitura de Manaus tem mobilizado várias secretarias para atuarem no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste. Nos primeiros quatro dias de evento, aproximadamente, 100 mil pessoas já passaram pelo local e nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Dez secretarias municipais estão envolvidas em uma megaoperação, com o apoio de órgãos estaduais e federais. Uma das prioridades é a proteção às crianças e adolescentes. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que coordena o Comitê Pré-Copa, trabalham para alertar a população e turistas sobre a importância do combate ao trabalho e à exploração sexual infanto-juvenil.

Segundo a secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, que esteve na noite deste domingo, 15, conferindo as atividades na Ponta Negra, crianças que se perdem dois responsáveis têm liderado os casos registrados. No domingo, 15, foram 10 situações dessa natureza solucionadas pelas assistentes sociais.

“O caso mais grave foi de uma menina de 10 anos, que se separou da avó. Levantou-se, inclusive, a suspeita de que ela tivesse se afogado, mas nossas equipes buscaram outros contatos da família e constataram que ela pegou um ônibus e foi para casa sozinha. Então, alertamos aos pais que estejam atentos, sobretudo, quanto à exploração sexual. O comitê quer trabalhar a garantia da proteção das crianças e adolescentes, mas a população precisa ser participativa para podermos contar finais felizes dessas histórias”, destacou Goreth.

Além da Semasdh, mais 80 Guardas Municipais se revezam em quatro turnos para garantir a segurança. A Polícia Militar também auxilia no trabalho com o apoio de 20 viaturas e 200 policiais. Na saúde, duas ambulâncias do Samu, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, e mais 16 profissionais da área estão a postos para qualquer situação de emergência.

“Nesses quatro dias de Fan Fest não tivemos nenhuma ocorrência de urgência e emergência, somente atendimentos básicos e, em sua maioria, relativos ao uso abusivo de bebida alcoólica e devido ao clima muito quente e úmido”, resumiu o médico generalista, Wallace Menezes Sampaio. Junto ao especialista, enfermeiros e técnicos de enfermagem completam o quadro de profissionais envolvidos com o evento.

 

Trânsito

 

Para orientar os condutores sobre as interdições, 60 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) atuam no entorno de todo o Complexo Turístico Ponta Negra. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do órgão, Daniel Carvalho, os motoristas devem ficar atentos aos locais de estacionamento.

“Só nesse domingo foram 35 autuações e sete remoções para o parqueamento, todos referentes a estacionamento em local proibido. Essa é a dica do Manaustrans aos motoristas, que observem os locais permitidos para estacionamento, evitando colocar seus veículos sobre as calçadas e faixas de pedestres para que possam aproveitar a festa sem problemas com as leis de trânsito”, alertou Carvalho.

 

Programação da semana

 

A FIFA Fan FestTM continua ao longo dessa semana e durante todo o Mundial com atrações locais e regionais, além da tirolesa e outras opções de esporte e lazer oferecidas na Ponta Negra. Lembrando que as regras de uso da praia permanecem valendo, permitindo o banho somente até às 17h.

As atrações musicais começam a partir das 10h. Nesta segunda-feira, a festa começará excepcionalmente às 11h, e contará com DJs, exibição de curtas, o show de humor de Escalafobéticos, além da apresentação do Cordão do Marambaia, que terá início às 17h05.

Às 12h, haverá também a transmissão do jogo entre Alemanha e Portugal, que ocorre em Salvador; às 15h, Irã e Nigéria, na Arena de Curitiba (PR) e às 18h, Gana e Estados Unidos, que ocorre em Natal (RN).

Nessa terça-feira, 17, dia do jogo entre Brasil e México, o público poderá conferir o show do cantor Zeca Baleiro. O músico sobe ao palco em dois momentos: primeiro às 17h e novamente às 20h, depois do jogo entre Rússia e Coreia. Mais cedo, ao meio-dia, também será transmitido o jogo entre Bélgica e Argélia.

No dia 18, quarta-feira, quando Camarões e Croácia se enfrentam na Arena da Amazônia, às 18, a programação conta com os shows da banda Canto da Mata e da Escola de Samba da Aparecida. Também serão transmitidos os jogos entre Austrália e Holanda, às 12h, e Espanha e Chile, às 15h.