PF do Amazonas pede ao STF para investigar Salles por defesa de madeireiros

Por Portal do Holanda

15/04/2021 3h41 — em Amazonas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manaus/AM - O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, encaminhou nesta quarta-feira (14) notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o senador, Telmário Mota (Pros-RR).

De acordo com o documento de 38 páginas, Saraiva afirma que Salles dificultou a investigação contra madeireiros envolvidos na operação Handroanthus. Além disso, o delegado diz que o senador articulou os madeireiros contra a PF.

O delegado aponta indícios de três crimes cometidos pelos políticos: dificultar fiscalização de questões ambientais; patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública e integrar a suposta organização criminosa atingida pela operação. O ministro e o senador se defendem das acusações e reafirmam que criticam a apreensão para garantir segurança jurídica ao setor madeireiro.

A operação foi deflagrada em dezembro do ano passado, com apreensão recorde de 43.700 toras de madeira supostamente ilegal. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas