Compartilhe este texto

Pesquisa reproduz protótipo de biorreator para clonar plantas

Por Portal Do Holanda

18/08/2016 18h03 — em
Amazonas



Manaus/AM - Um protótipo de “biorreator”, equipamento usado na aceleração do processo de clonagem de plantas, foi reproduzido pelo estudante de Engenharia de Bioprocessos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Daniel Nascimento Motta, sob a orientação da doutora em Agronomia, Regina Cateano Quisen, da Embrapa da Amazônia Ocidental. A tecnologia poderá contribuir na melhor qualidade de plantios importantes para a região amazônica, como a bananeira.

De acordo com o bolsista, biorreatores são equipamentos utilizados para a multiplicação em grande escala de plantas em meio de cultura líquida sob um regime de imersão, permanente ou temporária, a partir de células, tecidos ou órgãos. Esses equipamentos possibilitam a aplicação da técnica de micropropagação, usada na produção de plantas em grande escala.

O estudante ressaltou que nem toda espécie de planta poderá ser submetida ao protótipo, pelo menos, não diretamente. O biorreator poderá ser usado em determinadas fases da cultura in vitro, que, segundo ele, é essencial a realização de ensaios para a determinação de protocolos específicos para cada espécie. Ele destacou o principal benefício do estudo.

Funcionamento do biorreator

O trabalho de pesquisa consistiu na reprodução de um modelo de biorreator de imersão temporária (com frascos gêmeos), já estabelecido na literatura. Ele destacou que não se criou um novo modelo, mas, sim, adaptou-se o existente às condições locais e de baixo custo.

“O sistema é composto por frascos gêmeos, sendo que cada par é composto por um frasco com meio de cultura e o outro onde ficam estabelecidos as células, tecidos ou órgãos vegetais a serem cultivados. O funcionamento consiste na transferência do meio líquido para o frasco de cultura, sendo retirado ao final de intervalos definidos. Este processo permite uma boa aeração do material, permitindo que o meio rico em nutrientes estimule o desenvolvimento e crescimento dos propágulos”, conta Motta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, planta, Amazonas

+ Amazonas