Parintins recebe operação com mil agentes e delegacia móvel para o festival
Manaus/AM - O Governo do Amazonas deu início, nesta quarta-feira (25), à Operação Parintins 2025, que mobiliza cerca de mil agentes das forças de segurança para atuar durante o 58º Festival de Parintins. A operação reúne efetivos das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Entre os destaques deste ano, estão o uso de tecnologia de ponta como os sistemas de reconhecimento facial, leitura de placas e o programa RecuperaFone, que auxilia na recuperação de celulares roubados.
O esquema de segurança, lançado no Bumbódromo, conta com viaturas terrestres e aquáticas, delegacia móvel e lanchas blindadas. A Operação Impacto, em andamento há 30 dias no município, também seguirá em operação durante o festival. Toda a estrutura é coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado dentro do Bumbódromo, após meses de planejamento iniciado em janeiro deste ano.
A Polícia Militar deslocou 650 agentes para o festival, com reforço no policiamento motorizado e turístico, além da cobertura de pontos estratégicos com maior circulação de pessoas. Já a Polícia Civil enviou 80 servidores e instalou uma delegacia móvel no porto da cidade para registrar ocorrências e oferecer orientações ao público, além de reforçar a atuação contra crimes como violência doméstica e importunação sexual.
O Corpo de Bombeiros atua com 165 servidores divididos em quatro frentes: urbana, aquática, aeroporto e Bumbódromo. Foram enviadas 25 viaturas e embarcações especializadas em salvamento e combate a incêndios. Um simulado de salvamento será realizado como parte da preparação da corporação, que participa do festival com seu maior contingente até hoje.
O Detran-AM também participa da operação com 62 servidores, incluindo agentes de trânsito e policiais. A partir de quinta-feira (26), haverá interdições em áreas próximas ao Bumbódromo e ações de orientação e educação no trânsito, além de campanhas informativas em pontos turísticos, portos e aeroporto.
Durante o lançamento da operação, o secretário de Cultura, Caio André, destacou a importância da segurança para o sucesso do evento. A cerimônia também contou com a presença do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e outros representantes do governo estadual, reforçando o compromisso com a realização de um festival seguro e organizado para moradores e turistas.
ASSUNTOS: Amazonas