Parintins ganha grande estrutura de saúde para o festival

Manaus/AM- O Governo do Amazonas está enviando a maior estrutura de saúde já vista para o Festival Folclórico de Parintins de 2025. A partir deste domingo (22), 113 novos profissionais de saúde chegam à ilha para reforçar os atendimentos hospitalares, pré-hospitalares, ambulatoriais, de remoção e de vigilância em saúde, como parte do Plano Operacional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para o evento, que ocorre de 27 a 29 de junho.
A estrutura de saúde incluirá dois postos de atendimento no Bumbódromo, reforço médico no Hospital Jofre Cohen, transporte aeromédico (UTI aérea) e terrestre, além de Barco Hospital e uma grande quantidade de materiais e medicamentos.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o plano já está em execução, com o envio antecipado de medicamentos e veículos de apoio. "É uma das maiores estruturas já montadas para o festival, com assistência na terra, na água e no ar, integrada a outros órgãos de governo", afirmou.
Barco Hospital é a novidade, e hospitais estão preparados
Nos dias de festa, dois ambulatórios funcionarão dentro do Bumbódromo, com equipes completas e ambulâncias para urgências. Para casos graves, UTIs aéreas estarão de prontidão para remoções a Manaus. O Hospital Jofre Cohen, que teve sua estrutura ampliada com leitos de UTI e tomografia, contará com médicos especialistas em tempo integral e de sobreaviso.
A grande novidade de 2025 é o Barco Hospital São João XXIII, que ficará ancorado na área portuária. De 25 a 30 de junho, cerca de 30 profissionais oferecerão consultas (clínico geral, dermatologista, ginecologista, oftalmologista e pediatra), exames (laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma), vacinação, medicamentos e serviços odontológicos, além de cirurgias de média complexidade.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) atuará com 30 profissionais em ações de vigilância sanitária e epidemiológica, monitorando síndromes gripais, inspecionando estabelecimentos e realizando campanhas educativas e de vacinação em pontos estratégicos, além de ações de prevenção de ISTs. O objetivo é garantir um festival seguro e com assistência completa para todos.

ASSUNTOS: Amazonas