Operação Gota: Amazonas deve reforçar vacinação em áreas de difícil acesso
Manaus/AM - Aprimorando a logística de distribuição de imunizantes para ampliar a cobertura vacinal, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas participa da edição 2025 da Operação Gota. A iniciativa está em fase de planejamento e visa proteger populações em áreas remotas de difícil acesso, vulneráveis contra doenças imunopreveníveis.
Na Operação Gota 2025, a FVS coordenará a distribuição de doses de 20 tipos de imunobiológicos, incluindo vacinas contra a covid-19, influenza e outras de rotina para as regiões do Médio Solimões e Afluentes, Vale do Javari, Médio Purus, Alto Purus e Alto Rio Negro atendendo a populações indígenas e ribeirinhas de difícil acesso.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a logística da Operação Gota, pela Força Aérea Brasileira (FAB), exige um planejamento para que as equipes cheguem com segurança e os imunizantes dentro das condições adequadas até os locais de aplicação.
Para isso, a FVS-RCP adapta o processo de distribuição dos imunizantes, gerenciando o armazenamento e o transporte em tempo oportuno, de acordo com a necessidade de doses e o volume adequado para deslocamento.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a atuação na Operação Gota é estratégica para que as vacinas cheguem com qualidade e no tempo oportuno às comunidades isoladas. “Esse trabalho fortalece as ações contínuas da FVS-RCP no microplanejamento da vacinação, considerando as particularidades geográficas de cada região”, ressalta.
Por meio do microplanejamento, a FVS-RCP atua em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para desenvolver estratégias e ações de vacinação conforme as características da população local. Esse processo inclui a definição das atividades de imunização, a estimativa da necessidade de recursos humanos e insumos – como vacinas, seringas, materiais, equipamentos da rede de frio e logística de distribuição –, além da formação e capacitação contínua dos profissionais de saúde.
ASSUNTOS: Amazonas