Operação fiscaliza fabricantes de suplementos alimentares em Manaus
Manaus/AM - Desde segunda-feira (28), está sendo realizada uma operação para fiscalizar fabricantes de suplementos alimentares com atuação na capital amazonense. A ação se estenderá até sexta-feira (1º/8). A ação integra o Programa de Fiscalização de Suplementos Alimentares da Anvisa, que tem o objetivo de verificar o cumprimento das legislações pertinentes às boas práticas de fabricação e demais legislações que regulam a fabricação de suplementos alimentares.
No primeiro dia de atividades, na segunda-feira (28), a força-tarefa fiscalizou uma empresa no bairro Crespo, zona Sul da cidade. Após verificar a linha de produtos da empresa, bem como examinar em detalhes suas instalações físicas e maquinário, as fiscais da Visa Manaus realizaram a apreensão e inutilização de produtos em desacordo com as boas práticas sanitárias.
“Ao todo, foram recolhidos e inutilizados cinco pacotes de matérias-primas diversas, que compõem ingredientes de determinados suplementos alimentares, os quais estavam com os prazos de validade vencidos; além de 182 sachês de café de açaí, 28kg de marapuama e 20kg de catuaba, que estavam em desacordo com a legislação pertinente. Esses produtos poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores”, explica o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.
Pelas infrações encontradas, a empresa de suplementos irá responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail [email protected] (em qualquer horário).
ASSUNTOS: Amazonas