Operação contra garimpo ilegal no Amazonas apreende toneladas de minério

Manaus/AM - Uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na apreensão de uma escavadeira hidráulica, 1,3 tonelada de cassiterita e 600 litros de óleo diesel em uma área de garimpo ilegal no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, em Novo Aripuanã, no sul do Amazonas. A ação, batizada de “Murus Viridis IV”, foi realizada na quarta-feira (2) e não registrou prisões.
Coordenada pelo Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Humaitá, a operação teve como objetivo combater a extração mineral clandestina em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Também foram apreendidos e inutilizados motores, caixas separadoras, motosserra, barracos e outros equipamentos utilizados na atividade ilegal.
Essa foi a segunda operação de repressão ao garimpo ilegal no parque em menos de três dias. No fim de junho, o Ibama desmontou uma frente de extração clandestina dentro da mesma unidade, na área de Manicoré. As ações foram desencadeadas após o uso de geoprocessamento identificar novas invasões em áreas de floresta densa e preservada.

ASSUNTOS: Amazonas