Operação contra garimpo ilegal apreende mais de 30 balsas no rio Madeira, no Amazonas

Por Portal do Holanda

27/11/2021 19h59 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Pelo menos 31 balsas usadas para garimpo ilegal no rio Madeira foram apreendidas e queimadas, durante a operação Uiara deflagrada neste sábado (27), pela Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Marinha do Brasil.


Também durante a operação, foram apreendidas porções de ouro e mercúrio. Apesar da ação, as centenas de balsas equipadas com dragas começaram a se dispersar desde a noite de quinta-feira (25), para driblar a fiscalização. 


Já na sexta-feira (26), a vila flutuante já havia sido desfeita. Das poucas que permaneceram, 31 foram queimadas. Essas embarcações estavam abandonadas no rio. A polícia também confirmou que um homem foi preso.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas