Operação Ágata III apreende drogas e garimpo ilegal no Amazonas

Por Portal do Holanda

28/09/2021 16h06 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Navios-Patrulha Fluvial Amapá e Roraima, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, apreenderam na última semana do mês de setembro, na região do rio Japurá e do rio Solimões, cerca de quatro quilos e meio de entorpecentes, 11 quilos de mercúrio, 300 gramas de ouro, munições e 31 quelônios.

A ação faz parte da Operação Ágata III/2021, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e armamentos por via fluvial; coibir a ação de embarcações do tipo “draga", utilizadas no garimpo ilegal para extração de recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes, além de reprimir o uso do mercúrio nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. 

Além dos navios, as Capitanias e Agências realizaram fiscalizações totalizando mais de 700 embarcações inspecionadas. Destas, 41 foram notificadas com irregularidades, 19 apreendidas e 26 pessoas envolvidas em atividade ilegal foram encaminhadas para os órgãos de Segurança Pública para averiguações.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas