Nova variante do coronavírus avança e já está em 11 municípios do Amazonas

Por Portal do Holanda

27/01/2021 7h36 — em Amazonas

Felipe Naveca alerta para perigo - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um grupo de pesquisadores da Fiocruz que estuda a variante do coronavírus que surgiu em Manaus, concluiu que o novo vírus já circula em pelo menos 11 municípios do Amazonas, além de já ter chegado a Rondônia, São Paulo e no Reino Unido.

Segundo o virologista e pesquisador Felipe Naveca, a Fiocruz recebeu recebeu amostras para análise de 13 municípios do Amazonas, destes, 11 revelaram a presença da variante B1:

"Dos 13 municípios, 11 tinham amostra positiva. O interessante é que alguns municípios enviaram apenas uma amostra e nela já confirmava a nova variante", disse em entrevista a uma emissora de TV local.

Naveca disse ainda que no estado circulam cerca de 18 linhagens diferentes do coronavírus, mas a B1 é a mais preocupante porque é a causadora de mais de 50% dos novos casos de covid-19. A mutação é mais contagiosa, perigosa e letal e tem atingido principalmente pessoas entre 29 e 60 anos. Ela seria a responsável pelo inchaço no sistema de saúde do estado.

Sobre os casos notificados recentemente em São Paulo, o virologista explica que todos se tratam de pacientes que passaram pelo Amazonas nos últimos dias e infectados, levaram o vírus consigo. Ele destaca ainda que já há casos em investigação em Rondônia e que a proximidade entre o estado e o Amazonas favorece a propagação.

O especialista aponta que a vacinação deve ser eficaz para conter o avanço da pandemia, mas o processo é demorado e por isso, a melhor proteção ainda é o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas