Compartilhe este texto

Nova vacina monovalente contra Covid está disponível nos postos de Manaus

Por Portal Do Holanda

10/06/2024 17h24 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - As unidades de saúde da Prefeitura de Manaus já estão ofertando a vacina monovalente XBB para crianças de 6 meses até 4 anos de idade, e para pessoas a partir de 5 anos integrantes de 14 grupos prioritários, como parte da estratégia de imunização contra a Covid-19 na capital.

O imunizante está disponível em todas as salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas distritais de saúde.

“A nova vacina é atualizada com uma subvariante da ômicron, a XBB 1.5, que traz muitas mutações em relação ao vírus original. A inclusão do imunizante vai complementar a proteção das pessoas contra essa linhagem, que está entre as mais detectadas neste ano”, informa o titular da Semsa, Djalma Coelho.

Djalma destaca que a nova vacina é segura e eficaz, sendo indicada para a prevenção da Covid-19 em crianças a partir de 6 meses e adultos. Produzido pela fabricante Moderna, sob o nome comercial Spikevax, o imunizante teve registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), em março passado.

Os 14 grupos prioritários, enumera o secretário, incluem idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; pessoas em situação de rua; pessoas imunocomprometidas; pessoas privadas de liberdade, a partir de 18 anos; e pessoas e trabalhadores de instituições de longa permanência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas