Compartilhe este texto

Nível do Rio Negro acende alerta e todos os municípios do Amazonas devem ser atingidos pela cheia

Por Portal Do Holanda

27/12/2021 15h33 — em
Amazonas


Coronel Francisco Máximo, secretário executivo de Defesa Civil do Amazonas - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com a rapidez da cheia dos rios no Amazonas, a previsão é que, no ano de 2022, todos os municípios do estado sejam atingidos. O alerta foi feito, nesta segunda-feira (27), pelo governador Wilson Lima, durante a apresentação do plano de ação para a Operação Enchente 2022.

Com exceção do Rio Madeira, todas as calhas do Amazonas têm registrado índices superiores à marca histórica de 2021. 

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, o nível está 2,88 metros acima do que estava no mesmo período do ano passado. Em 24 de dezembro de 2020, o rio estava com 20,29 metros de profundidade. No mesmo dia deste mês, chegou a 23,27 metros. Os indicadores têm como referência o município de Manaus.

Além do Rio Negro, o monitoramento do nível dos rios das calhas nas estações dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos aponta níveis atípicos, acima do esperado para a época.

Se as previsões se confirmarem, os primeiros municípios serão atingidos entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira metade de fevereiro


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas