MS esperou agravamento da crise no AM para começar transferir pacientes

Por Portal do Holanda

15/04/2021 11h06 — em Amazonas

Paciente em hospital de Manaus - Foto: Arquivo/Divulgação

O inquérito do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas em torno da crise no sistema de saúde mostrou que o Ministério da Saúde e o governo do estado esperaram o agravamento da pandemia para começar a transferir os pacientes para outros estados. A informação é do O Globo. 

Ainda segundo a publicação, os registros de 12 de janeiro mostram que a pasta já sabia que seria preciso fazer as movimentações, mas o ministério só iniciou a elaboração de um plano de evacuação após os doentes morrerem por asfixia pela falta de oxigênio.

A investigação conduzida pelo MPF resultou em uma ação por improbidade administrativa contra o ex-ministro Eduardo Pazuello, o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, e mais quatro pessoas. Ambos são acusados de omissão. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas