MPF/AM vai até Lábrea na terceira edição do projeto MPF na Comunidade
O projeto MPF na Comunidade, criado pelo Ministério Público Federal no Amazonas para aproximar a sociedade do órgão, chega à terceira edição. Até o dia 1º de agosto, servidores e procuradores do MPF estarão no município de Lábrea para colher demandas de competência da instituição, promover palestras informativas sobre a atuação do órgão e realizar inspeções.
No primeiro dia, os procuradores da República Julio José Araujo Junior e Tatiana de Andrade Dornelles farão palestra aberta à comunidade do município para informar e esclarecer dúvidas sobre a atuação do MPF. Na ocasião, serão distribuídos folhetos explicativos do MPF, entre outros materiais, como cartilhas informativas sobre a Lei Maria da Penha e os direitos da mulher. A palestra terá início às 19h30 e será realizada no auditório da Escola Estadual Santo Agostinho.
Na terça-feira, os alunos das escolas municipais José Maia de Souza e Presidente Vargas conhecerão a Turminha do MPF, projeto que usa personagens ficcionais de cartuns, no ambiente escolar, para a promoção da cidadania entre crianças e adolescentes com linguagem e métodos próprios. A procuradora da República Tatiana Dornelles fará a distribuição de gibis do projeto aos estudantes.
Servidores do MPF prestarão atendimento ao cidadão durante os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, com o intuito de colher denúncias e representações e esclarecer dúvidas referentes a questões federais. Ainda estão previstas na programação inspeções ao aeroporto e à cadeia pública de Lábrea e visita ao hospital do município.
Durante a estada em Lábrea, o MPF participará ainda de reuniões com lideranças indígenas articuladas pela Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus e também visitará a comunidade tradicional Jurucuá, na zona rural de Lábrea, para encontro com lideranças das Reservas Extrativistas Ituxi e Médio Purus.
Edições anteriores – O projeto MPF na Comunidade tem contemplado, em suas edições, localidades onde não há sede física do MPF/AM. O município de São Gabriel da Cachoeira foi o primeiro a receber uma edição do projeto, nos dias 9 e 10 de novembro de 2012. Na segunda edição, realizada entre os dias 3 e 7 de junho, a comitiva do MPF/AM levou as ações do projeto a Humaitá.
Em maio deste ano, o projeto foi regulamentado no âmbito da Procuradoria da República no Amazonas. A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República, foi considerada uma boa prática pela Corregedoria do Ministério Público Federal, conforme Relatório de Correição Ordinária de 2012.
NULL

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas