Compartilhe este texto

MPF pede que governo previna tortura em cadeias do Amazonas

Por Portal Do Holanda

11/05/2021 10h54 — em
Amazonas


Medida visa coibir tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes à população carcerária. Foto: Raphael Alves/ TJAM

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Governo do Estado que conclua, em até 90 dias, a implementação do Sistema Estadual de Prevenção à Tortura no Amazonas. O pedido foi divulgado nessa segunda-feira (10).

Na prática, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) deve estruturar o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, para fiscalizar as cadeias, com o objetivo de coibir tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes à população carcerária.

Em 2016, foi instituído, por meio de decreto estadual, o Comitê Estadual para Prevenção e Combate à Tortura no Estado do Amazonas, mas e apesar de o comitê ter sido criado, não houve a implementação efetiva.

O órgão é composto por 11 peritos e tem como atribuições realizar visitas regulares e periódicas aos locais de detenção; requerer investigação, perícias e produzir provas; elaborar relatórios das visitas realizadas e preparar recomendações, fazer proposições legislativas, entre outros, com a finalidade de prevenir a prática de tortura.

No documento, o MPF ressalta que a ausência desses mecanismos estaduais dificulta a detecção, prevenção e repressão de situações de tortura nos estabelecimentos prisionais e ainda aponta as más condições dos presídios amazonenses,

A Sejusc tem prazo de dez dias para informar sobre o acatamento da recomendação e as medidas tomadas para seu cumprimento.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas