MP investigará causa de deslizamento de barranco em Manacapuru

Manaus/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu um inquérito civil, nesta terça-feira (11), para investigar as causas e consequências do deslizamento de terra ocorrido no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, em outubro de 2024. A apuração busca identificar possíveis omissões do Executivo municipal, órgãos públicos e da empresa responsável pela estrutura portuária.
A investigação também considera irregularidades na adoção de medidas preventivas para evitar o desastre. O deslizamento aconteceu no baixo Rio Solimões, durante um período de seca severa, atingindo flutuantes próximos e deixando pessoas desaparecidas.
O inquérito decorre do Procedimento Administrativo nº 259.2024.000051, instaurado pela promotora de Justiça Emiliana do Carmo Silva. O objetivo é acompanhar as ações do poder público na reparação dos danos e prevenção de novos deslizamentos na região.
Além de garantir assistência às vítimas, o MPAM busca identificar fatores que possam ter contribuído para o acidente. Segundo a promotora, é fundamental apurar eventuais falhas e assegurar a implementação de medidas eficazes para evitar novos desastres.
Veja também:
- Barranco desaba em Manacapuru destrói flutuantes e naufraga barcos
- Confira momento exato em que barranco desaba em Manacapuru
- Imagens chocantes mostram como ficou porto de Manacapuru após desabamento
- CBMAM envia mergulhadores para ajudar em buscas após desbarrancamento
- Morte é confirmada em desabamento de barranco em Manacapuru
- Prefeito de Manacapuru fala sobre vítimas de desmoronamento
- Vídeo: passageiros de embarcação se desesperam durante desabamento em Manacapuru
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas