Compartilhe este texto

MP investigará causa de deslizamento de barranco em Manacapuru

Por Portal Do Holanda

12/02/2025 11h11 — em
Amazonas


Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu um inquérito civil, nesta terça-feira (11), para investigar as causas e consequências do deslizamento de terra ocorrido no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, em outubro de 2024. A apuração busca identificar possíveis omissões do Executivo municipal, órgãos públicos e da empresa responsável pela estrutura portuária.

A investigação também considera irregularidades na adoção de medidas preventivas para evitar o desastre. O deslizamento aconteceu no baixo Rio Solimões, durante um período de seca severa, atingindo flutuantes próximos e deixando pessoas desaparecidas.

O inquérito decorre do Procedimento Administrativo nº 259.2024.000051, instaurado pela promotora de Justiça Emiliana do Carmo Silva. O objetivo é acompanhar as ações do poder público na reparação dos danos e prevenção de novos deslizamentos na região.

Além de garantir assistência às vítimas, o MPAM busca identificar fatores que possam ter contribuído para o acidente. Segundo a promotora, é fundamental apurar eventuais falhas e assegurar a implementação de medidas eficazes para evitar novos desastres. 

Veja também:

- Barranco desaba em Manacapuru destrói flutuantes e naufraga barcos

- Confira momento exato em que barranco desaba em Manacapuru

- Imagens chocantes mostram como ficou porto de Manacapuru após desabamento

CBMAM envia mergulhadores para ajudar em buscas após desbarrancamento  

- Morte é confirmada em desabamento de barranco em Manacapuru

- Prefeito de Manacapuru fala sobre vítimas de desmoronamento

Vídeo: passageiros de embarcação se desesperam durante desabamento em Manacapuru


 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas