Passava das 3h da madrugada deste domingo quando a rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade, localizado no km 8 da BR 174 (Manaus/Boa Vista), terminou. Os presos liberaram os dois últimos agentes de disciplina mantidos reféns por internos dos pavilhões A.B e C, que às 16 horas de ontem tomaram o Ipat e por mais de 11 horas aterrorizaram a cadeia, onde um detento foi morto e vários outros saíram feridos.
Inicialmente, foram tomados como reféns 16 agentes de disciplina, que ao longo das negociações com a Polícia Militar, foram sendo liberados aos poucos.
As 16h os detentos do pavilhão C, começaram a rebelião, houve um confronto entre do A e B, que não concordavam com o motim e resultou na morte do acusado de furto Marcos Martins de Carvalho, 27 e no ferimento a tiros de Fabrício Eduardo, Josenelson Oliveira da Silva, Paulo Júnior Brito e Ivan Oliveira Cavalcante, que foram encaminhados ao Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus. Outros agentes e presioneiros tiveram ferimentos leves e forma medicados no local.
No dia 9 de julho deste ano, durante rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade, foi palco de outra rebelião, quando se registrou a maior fuga do sistema prisional do Amazonas de todos os tempos, 172 detentos conseguiram fugir, deste mais de 100 já foram recapturados, mas cerca de 60 ainda estão nas ruas

