Compartilhe este texto

Moraes se reúne com MPAM e demais MP's para criar estratégia contra crime organizado

Por Portal Do Holanda

11/11/2025 9h35 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/MPAM

Manaus/AM - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se reuniu nesta segunda-feira (10) com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os procuradores-gerais de Justiça, incluindo a procuradora-geral do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, para discutir estratégias de combate ao crime organizado. O encontro ocorreu na sala de sessões da Primeira Turma e abordou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que prevê ações conjuntas e cooperação institucional entre órgãos de Justiça.

Durante a reunião, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o enfrentamento ao crime organizado exige planejamento, integração, uso de inteligência e maior eficiência da Justiça Criminal. Segundo ele, medidas apenas punitivas não são suficientes, sendo necessário fortalecer o controle sobre o sistema penitenciário e combater as fontes financeiras das organizações criminosas.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) definiu o combate às organizações criminosas como meta prioritária. A ADPF 635, inicialmente relatada pelo ministro Edson Fachin, passou pelas mãos do ministro Luís Roberto Barroso e atualmente está sob responsabilidade de Alexandre de Moraes, que decidirá sobre questões urgentes até a nomeação do sucessor de Barroso.

Para a procuradora-geral do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, a reunião destacou a importância do papel do Ministério Público no combate efetivo ao crime organizado. Ela enfatizou que o encontro marca o início de um processo estratégico nacional, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, para planejar ações coordenadas de enfrentamento às organizações criminosas em todo o país.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas