Compartilhe este texto

Moacyr Franco: Elétrico, vaidoso e danado, me roubou um beijo.

Por Portal Do Holanda

18/08/2013 6h56 — em
Amazonas



Nosso entrevistado de hoje dispensa apresentações, é muito conhecido da velha guarda, é um amante das composições voltadas para o coração e tem uma energia incrível do alto de seus 78 anos. Eu não esperava conferir a performance dele, achei que nossa entrevista rolaria antes dele entrar no palco. Fiquei pensando seriamente: “será que aguento esperar?”. Fiquei 2h contemplando um show que me foi ofertado e já que eu estava lá abracei o momento. Pude viver e conferir de perto um ídolo tão amado e esperado junto com tantas pessoas emanando alegria... mais uma vez eu estava fazendo o que mais gosto, unindo prazer ao meu trabalho. Me diverti tanto, algumas músicas lembraram meu avó. E daí gravei partes do show e fotografei também, pois além de divertido, ele brinda seu público com doses extras de humor. A pessoa que tive a honra de conhecer, nessa entrevista, já teve pretensões políticas e se arrepende amargamente, pois muitas portas se fecharam. Definitivamente política não é pra ele. Amicíssimo de Artur, brincou no show dizendo que o prefeito faz tudo e está à disposição dele, inclusive para servi-lo sexualmente, ri muito!! Brincadeiras à parte, me contou do carinho imenso que tem pelas fãs e se surpreendeu comigo dizendo que eu havia captado sua essência. Na hora de deixar uma mensagem ele silenciou e quase se emocionou, eu estava diante de um eterno romântico que sabe que a qualquer momento ele terá de partir. Elétrico, vaidoso e danado, me roubou um beijo. Pois é, e ainda pegou no meu pé sobre a cor do meu cabelo e também pelas minhas tatuagens. Confira meu bate papo com Moacyr Franco: Seu Amor ainda é tudo!!!.

Por Vivi Cariolano

Fotos: Marcos Oliveira

Agradecimentos especiais: Lucia Oliveira, MB Eventos e Jaime Stinghen.

 

Eu fiquei bem surpresa com seu pique no palco, você é muito elétrico. Até pensei assim: ‘Ele deve tomar algum energético!”. O que você toma antes dos shows, fala pra gente?

Chá mate leão, ahahahhaaha.

Kkkkkkkkkkkk

Eu posso te dar uma sugestão? Por que você não pinta esse cabelo de castanho?

Porque naturalmente castanho ele já é. Agora é acerola, oras.

Queria te ver com o cabelo castanho, seus olhos são bem castanhos, rs.

Eu prestei atenção em algo que você disse no show, como assim velho tem de ser chamado de velho e não de idoso???

Não leva a sério o que eu falo no palco, aquilo ali é uma brincadeira, mas se você analisar isso tudo é uma grande bobagem. É um monte de apelido pras coisas, deficiente disso, deficiente daquilo, que bobagem. A pessoa fica até com medo de se referir a algo. Agora ninguém pode mais chamar de favela, o nome tem que ser comunidade. Favela é um nome tão conhecido no mundo inteiro. A gente é que começou a ter preconceito com favela, mas favela é um nome lindo. Não é?

Verdade, tem uma galera que tem preconceito com tudo!!!

Que bobageira, que atraso. Por que não podemos falar, não é?

Que nem cu, tem gente que morre se ler ou ouvir essa palavra, fala sério!!!

Fala sério, hahaahahha.  Tem gente que tem medo de falar que alguém é cego, surdo, mudo. Agora existem outros nomes pra tudo. O cara é um deficiente disso, daquilo, é um apelido praticamente que você terá de traduzir. Acho uma grande bobagem. Mas isso eu não consigo mudar, vamos falar das coisas que eu posso mudar. Estou aqui pensando no seu cabelo!!!!!

Meu cabelo é A- CE- RO-LA!!!!!!

Eu quero saber por que você não pinta seu cabelo!!??!??!!?

Ele já é acerola!!!!!!!

Hahahaahaha fale meu amor, fale.

 

Essa veia cômica foi adquirida com o tempo ou você já nasceu com ela? Você é bem engraçado.

Eu vou te dizer, eu acho que eu já tinha, é verdade. A gente aprende muito na vida, aprendemos muito. O ser humano aprender a amar, a odiar, a caminhar, a esquecer. Esquecer é o mais difícil.  Mas a gente aprende tudo na vida, só não aprendemos a morrer. Morrer continua sendo uma estupidez. Eu acho que eu tinha a veia pra humor, embora fosse filho de lavrador.  Eu acho que faço isso bem, considero que escrevo bem nessa área também....

Mas você é engraçado naturalmente, presta atenção, tem comediante meio que força. Eu percebi que no seu caso é algo que vem de dentro. As pessoas parecem que ficam diante de um amigo com você e não com um ídolo!!!!

Isssssssssssssssssso, você matou a charada!!!!!!

Eu não esperava que você fosse assim, você é um ídolo que acaba sendo amigo quando está com os fãs, achei muito lindo essa sua particularidade. Fica parecendo que já lhe conhecem e são amigos há muito tempo.

 

Você matou a charada mesmo, é realmente isso aí. Esse é a principal e único atributo indispensável a um cara que conduz multidão, público.  É fazer com que as pessoas o considerem assim, que tenham a liberdade de criticá-lo, perguntar, responder. Que legal que você encontrou isso em mim, que legal mesmo.  

Você tem noção do quanto és querido?

Eu dou graças a Deus. Olhe, daqui vou à Minas,  em um lugar que não lembro o nome agora, mas é a terra do Café. Hoje estou em Manaus, semana passada eu estava no sul do Paraná. Em todo lugar é assim. É uma coisa construída durante 50 anos, é um pouco difícil de destruir. E eu tenho a chance ainda, graças a Deus, de atuar na televisão, no cinema, e tem dado certo. E quase 40 anos sem gravar poder fazer com Sérgio Reis uma musica que toca mais de 10 vezes por dia nas rádios. Vamos gravar um DVD, juntos, dia 05 de setembro, isso é um privilégio mesmo.  

Além do setlist, eu queria saber, você segue um roteiro na hora de inserir o humor no seu show?

Eu tento fazer um equilíbrio, porque se eu ficar só cantando, meus repertórios de maior sucesso eles são mais pra fossa, pra coisa triste. Preciso manter o equilibro se não vai sair todo mundo chorando do show e a minha proposta não é essa. Quando vejo que tá ficando pra baixo eu puxo uma brincadeira, chamo uma velha pra dançar e coisa e tal.  Eu dou uma animada, é natural de mim. Se não as pessoas vão achar que viver é aquilo, eu não quero dar uma receita de vida pra baixo.

Tu és um homem realizado?

Não, ainda não. Mas eu acho que nem dá mais tempo!!!

Como não?

Sim, não dá mais tempo porque eu acho que já fiz muita besteira.

Quais?

Tudo. Quando eu era mais novo, tudo que já fiz, vivi. Imagine ter de começar de novo, ahhahahah. Não dá mais tempo e especificamente eu tenho uma frustração no campo familiar. Tudo que ensinei pros meus filhos, aquilo tudo que minha mãe me ensinou, ao passar pra eles não deu certo no mundo.  Eu tenho um filho agora de 11 anos, quando ele vem me perguntar as coisas eu falo: “Olha,  não acredite em tudo e nem duvide de nada, você que se vire, conte comigo”. Daí vem me abraça, eu o abraço digo eu te amo, basta isso.  

Ownnnnnnnnn

Basicamente é só isso, viver na verdade é basicamente isso!!!!!

E a música “Se vira nos 50!”, achei formidável a letra. Você se inspirou nas experiências próprias, nas dos amigos ou está relacionada aos se vira nos 30 do Faustão?

Eu fiz pra ele mesmo. Ele não colocou até hoje, provavelmente nem tenham mostrado a ele. Mas ele foi muito gentil comigo, domingo passado ele fez uma chamada sobre o meu show que eu iria fazer no Rio, na segunda, ele fez uma chamada. A gente vai se adaptando, agora estou fazendo um roteiro de um filme, dois seriados, coisas mais da atualidade.

Confira a letra do “Se vira nos 50!”.

Cadê o fogo, seu tesão  e a tocha?
O seu pincel já tá virando brocha!
Sua barriga já encobriu o cinto!
Você ficou duro e amoleceu o pinto!
Garota passa e faz que não te viu!
Pediu carona e te chamou de tio!

Se vira nos cinquenta!
Se vira nos cinquenta!
Se vira nos cinquenta, mané!

Pra fazer cooper só com muito tato!
Que sacrifício pra amarrar o sapato!
Sua bexiga agora é um flagelo,
Que suja a tampa a mija no chinelo!
Tomar Vacina agora é sua cruz!
E corre o risco de tomar no SUS!

Se vira nos cinquenta!
Se vira nos cinquenta!
Se vira nos cinquenta, mané!

Me fala da amizade com nosso prefeito, você traçou o Artur??? Eu ri muito disso no show!!!

hahahaahha aquilo também foi brincadeira. O Artur é um camaradão meu. Quando fui deputado federal, e é como digo no show: “Deus que me perdoe!”, eu não tinha nada a ver com aquilo lá.

Foi uma frustração??

Não, não.  Realmente eu fui um incompetente, eu não estava preparado pra aquilo, entendeu... Mas daí eu tive companheiros bacanas como ele, como outros também. O Artur é um bom amigo. Às vezes não concordo, eles são políticos na essência, eu não. Eu sou amigo dele, tem coisas que ele curte, defende, mas eu discordo, mas eu gosto muito dele.  No geral, acho que ele é uma pessoa sincera e que gosta muito da família, da terra e do povo daqui.  

Então de fato você comeu ele!!!!!!!

Heheheehehehhe não comi não, mas ainda dá tempo!!!!

Me fala desses teus selinhos diferentes, eles têm língua? Você ainda tá cheio de batom O.o

Ah  mas é tudo brincadeirinha.

Huhum, sei, eu vi você beijando um monte de mulher hoje!!!!!!

Hahahaha selinhos que envolvem a língua. Mas não, sabe o que é, vulgarizaram tanto. Antigamente um olhar tinha muito mais força, transar virou banal, então acho que um abraço é bem mais profundo.

Sabia que achei muito lindo eu ter te cumprimentado e você me receber com um abraço tão gostoso, tão afetuoso . Você abraça todo mundo?

Ah mas você é notável com essa carinha, com esse cabelo e com essas tatuagens. Só fico pensando quando você quiser tirar isso aí, vai dar um trabalho.

Que nada, quem foi que disse que vou tirar, até parece!!!!!

Parece aquelas novilhas, toda pintada,

Teu cu, hahaahahhahhaha

Mas fica bem em você, sua pele é muito clarinha. Mas o duro vai ser tirar!!! : D

Mas me diga, são 48 anos bem vividos – como você bem comentou no show, e o restante? Aonde ficaram os 30 anos??

Ahhahaha faz parte da descontração, não me leve tão a sério, são piadas.

Moacyr, adorei o modo como você trata suas fãs. Vi muitas velhinhas chorando, cantando, declamando suas letras, achei isso bem especial. Eu gostaria que você deixasse uma mensagem para as meninas que amam você e lhe acompanham. Afinal de contas são 60 anos vindo à Manaus, rodando esse Brasil inteiro, não é?

(....ele fez uma pausa).

(....suspirou!).

É uma mistura de um monte de coisinha que eu falo, que eu escrevo. E tem numa moda de viola, pode parecer estranho eu falar isso aqui na sua entrevista, mas talvez seja a mensagem que elas precisem.  Que seja um homem feliz quem tem no bicho um irmão, quem deite e acorde sorrindo e ensine ao filho o perdão.  Que seja a minha riqueza o que couber nesta mão.

(...daí ele abre bem a mão, encosta na minha, estende e aperta minha mão!!!!).

Que lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu acho que aí tá tudo!

ADOREI, OBRIGADA!!!!

Vida longa Moacyr. Parabéns a todos que estiveram no Teatro Direcional contemplando esse ídolo nacional que canta e encanta por onde passa. Foi uma honra tê-lo entrevistado, nos dar toda essa atenção depois de passar 2h em cima do palco e ainda ficar uns 40 minutos tirando fotos com as fãs e autografando CDs, me senti uma privilegiada em poder ter tido essa oportunidade Valeu, curti. : )

Beijos para minha parceira de “show” Kareen Lima e sua família que me fizeram companhia.

Me senti diva, alguns espectadores falaram comigo avisando que estão ansiosos pela nossa entrevista. Morri# Quem diria!!! Voltei pra casa flutuando, literalmente. Beijos *;*

Dedico a entrevista aos meus pais e também aos meus sogros, beijos <33333

Vivi


Www.facebook.com/vivicariolano Infos (92) 9446-2672 [email protected]
7
image.jpeg
     C

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas