Ministério da Saúde vai enviar 300 mil testes da Covid-19 para o Amazonas

Por Portal do Holanda

28/09/2020 18h38 — em Amazonas

Testes enviados para o Amazonas serão do tipo RT-PCR - Foto: Fernando Magalhães/Divulgação

Manaus/AM - Em parceria com o Ministério da Saúde, o Governo do Amazonas vai receber mais 300 mil testes para diagnóstico da Covid-19, do tipo RT-PCR. O acordo para envio dos kits foi fechado durante reunião em Brasília, nesta segunda-feira (28), entre o governador Wilson Lima e o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. 

“Estou com o secretário nacional de Vigilância em Saúde e nós estamos aqui fechando mais uma parceria importante no combate à Covid-19. O Governo Federal está nos repassando 300 mil kits para testagem, isso vai ser importante para nortear nossas ações no estado do Amazonas”, afirmou Wilson Lima, em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com o secretário Arnaldo Medeiros, o RT-PCR, também conhecido como teste molecular, é o padrão ouro no diagnóstico laboratorial da Covid-19. A testagem por essa técnica é recomendada até o oitavo dia do início dos sintomas.

“Ele é fundamental porque você pega a doença no início, dá o diagnóstico no início da doença, isso é muito importante para conhecermos o comportamento da doença, para monitorarmos os contatos com eventuais contactantes da doença e com isso, entendermos como a doença se comporta no nosso país”, explicou Medeiros.