Ministério da Saúde e Governo em parceria no combate ao HIV/Aids

Por

10/06/2014 17h29 — em Amazonas

O Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas assinam nesta quarta-feira, às 16h, em Brasília, um acordo de cooperação técnica para o fortalecimento das ações de controle de HIV/Aids no Estado.  A assinatura do termo, que representará o repasse de R$ 3 milhões para o Amazonas, acontecerá no gabinete do ministro Arthur Chioro, com a presença do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. “As ações previstas no acordo, destinadas à melhoria dos indicadores da doença no Estado, serão executadas sob a coordenação da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e, além de Manaus, alcançarão também os municípios de Parintins, Tabatinga e Benjamin Constant, considerados prioritários”, informou Alecrim.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, que também participará do evento, ressalta que a cooperação tem caráter interfederativo, reunindo o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Governo do Estado e as Prefeituras dos municípios envolvidos no projeto. Além disso, contempla a participação de entidades da sociedade civil, principalmente as ligadas à luta contra a Aids. “Hoje, essas entidades já atuam em estreita interlocução com a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais – que funciona vinculada à FMT – e as coordenações municipais da área. Será, portanto, mais uma ação fortalecendo esta importante parceria”, frisou Graça Alecrim.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Marcus Vinícius Lacerda, o projeto será executado em prazo de um ano, incluindo atividades de pesquisa e também treinamento de recursos humanos, para atualização nos avanços de controle de HIV/Aids, de forma complementar às metas já definidas no plano de trabalho das coordenações estadual e municipais da área. “A adoção de novos medicamentos, destinados a assegurar maior adesão dos pacientes ao tratamento, assim como a implantação de novos métodos de diagnóstico, como o teste de fluido oral, estão previstos entre as ações do acordo de cooperação”, destacou Lacerda.

O Amazonas é o segundo estado a firmar o acordo de cooperação interfederativa com o Ministério da Saúde para ações de combate ao HIV/Aids. O primeiro foi o Rio Grande do Sul, que firmou o acordo no final de 2013.  “Os esforços são no sentido de ampliar ainda mais o acesso das pessoas tanto ao diagnóstico quanto ao tratamento, reduzindo o número de casos e, também, os índices de letalidade da doença”, frisou o diretor de Ensino e Pesquisa.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas