Manaus recebe reforço de profissionais cubanos do ‘Programa Mais Médicos’

Por Portal do Holanda

26/02/2021 19h26 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM -  Chegaram a Manaus 40 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que irão atuar, a partir da próxima segunda-feira, 1º/3, na Atenção Básica em Saúde e nas unidades preferenciais para atendimento a casos suspeitos de Covid-19.  Eles fazem parte de um total de 82 médicos cubanos selecionados pelo Ministério da Saúde por meio de edital específico.

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Martins, informou que o primeiro edital aberto pelo Ministério da Saúde para a contratação de 108 médicos brasileiros, só teve a adesão de 24 profissionais, sendo a maior parte já residente em Manaus. Em razão disso, foi aberto um novo edital, para os cubanos.     

“Das 82 vagas abertas para a seleção de médicos cubanos, já temos 72 confirmados. Esses profissionais de saúde já residiam no Brasil e haviam atuado na versão anterior do programa, mas não estavam exercendo a profissão. Muitos estavam desempregados, sobrevivendo até como vendedores ambulantes. Agora eles darão suas contribuições com a saúde de nossa população”, disse a secretária.

Os custos de passagem aérea e salários desses profissionais são pagos pelo governo federal. A contrapartida da Semsa é o pagamento de auxílios moradia e alimentação.

Os profissionais cubanos começaram a se apresentar na última segunda-feira, 22. Além dos 40 que já se apresentaram na Semsa, outros 32 já têm bilhetes aéreos emitidos. A expectativa é de que até o dia 5 de março, outros médicos cheguem a Manaus, completando as vagas oferecidas.

Quando o grupo estiver completo, o Departamento de Atenção Primária (DAP) da Semsa realizará uma aula para apresentar a dinâmica da secretaria, com fluxos de trabalho e de atendimento. Durante a permanência na cidade, ou seja, dois anos, de acordo com o contrato, eles serão treinados nas ações e programas de saúde que já são desenvolvidos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas