Mais de 84 mil pessoas realizam vestibular da UEA neste fim de semana

Por Portal do Holanda

14/11/2014 16h11 — em Amazonas

Durante todo este fim de semana, mais de 84 mil pessoas devem prestar vestibular para ingressar na Universidade do Estado do Amazonas, a partir do próximo ano. A maratona de provas começou nesta sexta-feira, 14 de novembro, com os candidatos ao Sistema de Ingresso Seriado (SIS). No sábado e domingo, 15 e 16, será a vez dos candidatos ao vestibular macro da instituição.

Toda a execução do SIS foi realizada em clima de tranquilidade, segundo afirmou o presidente da comissão de ingresso da UEA, André Dutra. “Tudo ocorreu na mais tranquila normalidade e não houve nenhuma ocorrência que pudesse atrapalhar o certame. Contamos com apoio de todas as polícias: Civil, Militar e Federal”, disse Dutra, acrescentando que a mesma estrutura de segurança é a mesma que vai funcionar no vestibular macro.

Antes de iniciar a prova, houve diversos casos de candidatos que chegaram ao local da prova após o fechamento dos portões ou sem o documento de identificação. Seguindo as regras do edital, essas pessoas ficaram impedidas de fazer o exame.

Vagas – Ao todo os editais do SIS e do Macro oferecem 6.650 vagas para a UEA, incluindo as vagas destinadas aos indígenas. O edital do SIS dispõe de 2.686 vagas, sendo 816 para a capital e 1.712 para o interior do Amazonas, além de 158 vagas para indígenas. Para o macro são oferecidas 3.964 vagas, sendo 1.224 para a capital e 2.568 para o interior, além das vagas para indígenas que são 172.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, disse que mais de dois mil servidores da instituição estão trabalhando para garantir que todo o processo aconteça sem grandes ocorrências em todo o Estado. “Estamos empenhados em fazer deste vestibular o mais tranquilo possível para que, no dia sete de janeiro de 2015, a gente receba de braços abertos os novos 6.650 mil alunos da UEA”, disse.

Novos cursos – Neste ano, serão oferecidos seis novos cursos: Farmácia, Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Jogos Digitais, Bacharelado em Química e Sistemas de Informações. Outra novidade diz respeito a 17 cursos com 78 turmas que passarão a ser oferecidos em 42 municípios do interior.

Fotos: Joel Arthus/Agecom