Compartilhe este texto

Mais de 4 mil pessoas recebem nova Carteira de Identidade em Manaus

Por Portal Do Holanda

28/08/2025 16h05 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Manaus/AM - Em apenas três dias, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), já realizou 4.173 atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Manaus. O número representa quase metade da meta total do mutirão, que prevê o atendimento de 10 mil pessoas.

A ação começou no dia 25 de agosto e segue até 5 de setembro, em todas as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital. O mutirão é voltado para quem havia realizado agendamento no dia 20 de agosto, nos Centros de Convivência Magdalena Arce Daou, Teonízia Lobo e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga. O objetivo é facilitar o acesso ao novo documento.

Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Entre os beneficiados, a autônoma Rosiclei Batista, de 32 anos, moradora do bairro Jorge Teixeira, destacou a importância da atualização da documentação. Ela esteve no PAC Phelippe Daou e afirmou que a nova Carteira de Identidade é aceita em mais locais e pode ser exigida em viagens.

A dona de casa Iasmim Esmeralda, de 28 anos, que realizou o atendimento no PAC do Shopping Cidade Leste, ressaltou a praticidade do agendamento online e a facilidade de emitir a documentação para toda a família. Segundo ela, o novo documento reúne CPF, impressão digital e registro de nascimento, simplificando serviços escolares e atendimento médico.

Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Raimundo Caconso, de 52 anos, também morador do Jorge Teixeira, destacou que a CIN integra informações de outros documentos, como carteira de motorista, título de eleitor e número de registro social (NIS). Para ele, o novo modelo agiliza processos e reduz a necessidade de carregar múltiplos documentos, facilitando o dia a dia da população.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas